terça-feira, 15 de novembro de 2022

LULA VAI À COP27 EM JATINHO DE EX-DONO DA QUALICORP, QUE JÁ FOI PRESO PELA PF

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), vai viajar à Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas 27 (COP27) no jatinho de José Seripieri Junior, ex-dono da Qualicorp.

Em julho de 2020, Seripieri, amigo do petista, foi preso temporariamente pela Polícia Federal (PF) em uma investigação sobre um suposto esquema de caixa 2 na campanha de José Serra (PSDB) ao Senado em 2014.

O ex-preso foi um dos primeiros empresários a se encontrar com Lula depois que o petista foi oficializado na corrida presidencial deste ano. A aeronave, modelo Gulfstream G600, pode transportar até 12 pessoas. O presidente eleito vai iniciar o voo na segunda-feira 14, e deve retornar, no sábado 19.

A operação “Paralelo 23”, desmembramento da Lava Jato, foi a responsável por colocar o ex-dono da Qualicorp na cadeia. A investigação apontou o pagamento de R$ 5 milhões, feitos por ordem de Seripieri, à campanha de Serra.

Conforme o Ministério Público de São Paulo, as “doações” foram realizadas em duas partes, sendo uma de um milhão de reais e outra de R$ 3 milhões.

O empresário ficou quatro dias presos. Depois, a Justiça Eleitoral ordenou a soltura dele e de outras duas pessoas. No início de novembro, Serra, Seripieri e os outros dois empresários tornaram-se réus na Justiça Eleitoral. Todos foram acusados de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e caixa 2.

Ao final daquele mês, a Procuradoria Geral da República fez um acordo com Seripieri de delação premiada. Em dezembro, o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, confirmou a delação.

*REVISTA OESTE 

0 comments:

CURTA!