domingo, 11 de dezembro de 2022

MARROCOS É MESMO UMA “ZEBRA”? (TOSTA NETO)

Com a vitória por 1 x 0 diante de Portugal, Marrocos conquistou uma vaga na próxima fase da Copa do Mundo, tornando-se a primeira seleção do continente africano a atingir a semifinal. Na fase de grupos, quando derrotou a Bélgica por 2 x 0, naquele instante, a Seleção Marroquina poderia ser considerada uma “zebra”, todavia, na condição de semifinalista, tal rótulo não tem mais a devida aplicabilidade. Se fosse um triunfo esporádico contra uma forte seleção europeia, ficaríamos satisfeitos com o rótulo supracitado, mas no caminho até a semifinal, o surpreendente selecionado africano eliminou Espanha e Portugal.

Até o presente momento, Marrocos é a melhor defesa da copa, com apenas 1 gol sofrido em 5 partidas. A solidez defensiva marroquina concede pouquíssimo espaço, logo, o meio-campo e o ataque adversário nunca estão na zona de conforto. Façamos uma menção especial ao ótimo goleiro Bono, o qual, faz uma competição brilhante. Além da aplicação tática explícita no 4 – 1 – 4 – 1, Marrocos tem muita força física, fator que dificulta ainda mais as ações ofensivas dos oponentes. A seleção de Hakimi e Ziyech também tem uma técnica apurada, sendo eficiente nos dribles e nos passes; é válido destacar, que quando assume a posse de bola, consegue encaixar contra-ataques perigosíssimos.

Salientemos outra virtude marroquina: nesta Copa do Mundo, várias seleções se defendem com uma linha de 5, justamente para anular os pontas; no parágrafo acima, expomos que Marrocos se defende com 4 atletas, contudo, quando o oponente ataca pelas pontas, Ziyech e Boufal recuam para ajudar na marcação. Conforme os argumentos apresentados nesta singela reflexão, a Seleção de Marrocos não pode mais ser taxada como “zebra” e a França não terá vida fácil. Apesar da qualidade gigantesca da Seleção Francesa, afirmamos com tranquilidade que Marrocos tem plenas condições de superar a atual campeã mundial e assegurar uma vaga na final. Independentemente do que aconteça daqui para frente, Marrocos já entrou para os anais futebolísticos e escreveu a história mais bonita da Copa do Mundo Catar 2022.

(Tosta Neto, 11/12/2022)

 

0 comments:

CURTA!