terça-feira, 31 de janeiro de 2023

RUI COSTA TENTA EMPLACAR ESPOSA ENFERMEIRA EM TRIBUNAL DE CONTAS NA BAHIA

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, está articulando uma vaga no Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia para acomodar a sua mulher, Aline Peixoto. O órgão tem como função julgar as contas dos prefeitos dos municípios baianos.

Caso seja indicada para uma cadeira no Tribunal de Contas, Aline Peixoto terá um salário mensal de R$ 41,8 mil e poderá permanecer no cargo até a aposentadoria compulsória, aos 75 anos.

A mulher de Rui Costa é enfermeira, nunca disputou cargos eletivos e nos últimos oito anos atuou nas Voluntárias Sociais, entidade sem fins lucrativos tradicionalmente liderada pela primeira-dama do Estado. Rui Costa foi governador da Bahia de 2015 a 2022.

A vaga para o tribunal está aberta desde maio de 2022, quando o conselheiro Raimundo Moreira se aposentou.

A articulação em torno de Aline Peixoto ganhou força após o deputado estadual Alex Lima (PSB), aliado próximo a Rui Costa, desistir de concorrer à vaga para apoiar a ex-primeira-dama.

A desistência acontece seis dias depois de o deputado estadual se encontrar com Rui Costa, em Brasília. Na terça-feira 24, Lima foi para a capital federal, onde tomou café da manhã na casa do ministro e se reuniu com ele no Palácio do Planalto. A informação foi publicada nesta terça-feira, 31, pelo jornal Folha de S.Paulo.

O deputado afirmou ao jornal que declinou de sua candidatura ao perceber um “movimento silencioso” dos deputados estaduais em prol da indicação ex-primeira-dama para o Tribunal de Contas.

0 comments:

CURTA!