sexta-feira, 21 de abril de 2023

PAI DE AUTISTA, MARCOS MION SE REVOLTA COM FALA DE LULA SOBRE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

O apresentador da Globo Marcos Mion usou as redes sociais, nesta sexta-feira (21), para manifestar revolta e indignação diante de uma recente fala de Lula (PT). Na última quarta-feira (19), o petista afirmou que pessoas com “deficiência mental” têm “problemas de desequilíbrio de parafuso”.

Mion afirmou que “a comunidade autista segue sem 1 minuto de tranquilidade” e revela que ficou “chocado” com a fala do presidente. “O termo usado, já há muitos anos, é ‘deficiência intelectual’, e não ‘deficiência mental’, como o Lula usou.

“A gente tem que se policiar, tem que aprender e tem que se adequar. Lula se refere a essas pessoas dizendo que ela têm problemas de desequílibrio de parafuso. Isso é só pejorativo e também incentiva outras pessoas a continuarem usando esse termo”, afirmou o apresentador do programa “Caldeirão com Mion”.

“A gente está aqui lutando pela aceitação, conscientização e normatização de todas as condições, noite e dia, e aí imagina uma pessoa sem informação, olhando para o seu filho com deficiência intelectual e perdendo as esperanças… Se o presidente diz que ele tem parafuso desequilibrado, para que eu vou continuar lutando?”. Assista abaixo!
Em 2020, o apresentador conseguiu aprovar a Lei Romeo Mion (em referência ao nome de seu filho), mecanismo que criou a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), documento emitido de forma gratuita, sob responsabilidade de estados e municípios.
À época, ele teve encontro com o ex-presidente Jair Bolsonaro e com a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro para apontar a importância do tema. No dia mesmo, Bolsonaro sancionou a Lei.
*O GLOBO 

0 comments:

CURTA!