terça-feira, 23 de maio de 2023

POLÍCIA PRENDE 7 SUSPEITOS DE COMETER RACISMO CONTRA VINI JR. NA ESPANHA

A polícia espanhola prendeu nesta terça-feira (23) em Madri quatro homens suspeitos de praticar racismo contra o jogador Vinicius Júnior. Eles teriam pendurado em uma ponte da capital espanhola um boneco enforcado usando a camiseta do jogador brasileiro do Real Madrid no dia 26 de janeiro. 

Ainda segundo a polícia, também foram presos em Valência três suspeitos de racismo no jogo entre Valencia e Real Madrid, neste domingo (21). 

Sobre os presos no caso do boneco, segundo a polícia, eles têm 19, 21, 23 e 24 anos e vão responder por crime de ódio. “Vários foram identificados durante partidas de alto riscos”, diz a nota da Polícia Nacional.


Caso do boneco

Três dos detidos são membros de um grupo radical de torcedores do Atlético de Madrid. O manequim apareceu ao lado de uma faixa pendurada em uma ponte nas proximidades da Ciudad Deportiva de Valdebebas horas antes de um jogo entre duas equipes da capital.

A investigação começou no dia 26 de janeiro após o aparecimento de um manequim inflável pendurado em uma ponte vestindo a camisa do jogador Vinicius do Real Madrid. Além disso, um banner de 16 metros foi colocado no mesmo local com os dizeres “Madri odeia o Real”.

As investigações realizadas pelos investigadores através de vestígios, testemunhas ou consultas a fontes abertas, entre outras, permitiram a identificação de quatro homens como supostos autores dos fatos. Além disso, os agentes puderam verificar que três dos supostos agressores pertenciam a um grupo de torcedores ultras de um clube madrileno e que, anteriormente, haviam sido identificados durante partidas classificadas como de alto risco dentro dos dispositivos de prevenção da violência no esporte.

Uma vez identificados os quatro supostos autores, foi realizado um dispositivo esta manhã que permitiu sua prisão em uma operação coordenada com o Juizado de Instrução 28 de Madri e a Seção de Ciberhate da Procuradoria Provincial.

A Polícia Nacional da Espanha postou um vídeo anunciando a prisão dos supeitos "Este tipo de mensagem é crime. É um crime de ódio, e o perseguiremos”, diz a policial (veja abaixo).

No vídeo, uma policial feminina destaca que a Polícia Nacional já investigava o caso ocorrido há quatro meses e estava no encalço dos suspeitos. Coincidência ou não, a prisão ocorre justamente após um novo caso de racismo contra Vini Jr., chamar a atenção e provocar a revolta no mundo: neste domingo (21), o brasileiro foi vítima de cantos racistas da torcida do Valencia. 

Caso de Valência

A Polícia Nacional da Espanha anunciou nesta terça-feira (23) que prendeu três torcedores suspeitos de atos racistas contra o jogador brasileiro Vinicius Júnior na partira deste domingo (21) entre Valencia e Real Madrid pelo Campeonato Espanhol. Ainda não há informações sobre a identidade dos detidos. 

A investigação, que contou com a colaboração do Valencia Football Club, continua aberta para identificar outros possíveis autores de condutas semelhantes. A investigação começou no último domingo durante a partida de futebol entre o Valencia Club de Fútbol e o Real Madrid, que teve que ser suspensa temporariamente durante o segundo tempo devido a insultos e gestos com conotações racistas dirigidos ao jogador do Real Madrid.




0 comments:

CURTA!