Delcy Rodríguez
fez pronunciamento nesta quarta-feira
Nesta quarta-feira
(24), a presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, declarou estado de
emergência após os dois terremotos de magnitudes 7,5 e 7,2 ocorridos em uma
parte do centro do país. Os tremores causaram danos materiais ainda não
contabilizados e que deixaram um número indeterminado de mortos e feridos.
– Estamos neste
momento declarando estado de emergência, como contempla nossa Constituição –
afirmou Delcy.
O pronunciamento
foi transmitido pela emissora estatal de televisão VTV. Delcy estava
acompanhada por seu irmão e presidente do Parlamento, Jorge Rodríguez, e pelo
ministro do Interior e Justiça, Diosdado Cabello.
Ela disse que foi
ativada toda a rede de saúde pública e privada do país, especialmente nas áreas
mais afetadas para o atendimento dos feridos.
Delcy também
anunciou que não haverá aulas “nos próximos dias” desta semana, assim como
todas aquelas atividades que não “são consonas com serviços essenciais”.
A mandatária
declarou que houve desabamentos de edifícios em algumas partes de Caracas e que
em alguns lugares nos estados de Miranda, La Guaira, Falcón e Carabobo houve
danos materiais, mas sem especificá-los.
Além disso, ela
infirmou que houve cortes nos serviços de energia elétrica, fornecimento de
água e, nos edifícios com danos, houve cortes no serviço de gás encanado.
Também foram
suspensos os serviços de metrô e de trens.
Delcy informou que
o Aeroporto Internacional de Maiquetía, que fica na região de Caracas, foi
fechado após sofrer graves danos em sua infraestrutura, mas ela não contou
quais.
(Fonte: Agência
EFE)


0 comments: