quinta-feira, 10 de setembro de 2026

IDOSO ESTÁ HÁ 50 DIAS À ESPERA DE CIRURGIA VASCULAR E FAMÍLIA PEDE URGÊNCIA NA REGULAÇÃO NA BAHIA


A família do idoso Manoel Ferreira Torres, morador de Jiquiriçá, no Vale do Jiquiriçá, faz um apelo por uma transferência hospitalar após ele passar 50 dias aguardando uma vaga na regulação estadual para realizar uma cirurgia vascular.

Segundo relato da filha, Rosana, o quadro de saúde do pai teria se agravado durante o período de espera. Ela afirma que um dos dedos do idoso está necrosado, outros apresentam sinais de comprometimento e que as duas pernas estariam sem pulso.

“Meu pai está com o dedo necrosado, os outros dedos estão sendo afetados, as duas pernas ele está sem pulso e ele está lá aguardando. A situação só está piorando”, relatou Rosana em vídeo publicado nas redes sociais.

De acordo com a família, Manoel permanece internado em uma unidade de saúde de Jiquiriçá, que não teria estrutura para realizar o procedimento vascular necessário. A filha afirma que o paciente recebe medicamentos para controle da dor enquanto aguarda a transferência para um hospital especializado.

Rosana também relata que o pai era um homem ativo antes do agravamento do quadro. Segundo ela, após uma lesão em um dos dedos, Manoel foi diagnosticado com diabetes e passou a apresentar complicações vasculares.

A família pede a intervenção da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), da Central Estadual de Regulação e do Governo do Estado para que o caso seja avaliado com urgência.

“São cinquenta dias. Não são cinco dias, não são cinco horas. Meu pai é um idoso, mas é um homem extremamente ativo. A situação só está piorando”, afirmou.

O caso também reacende a discussão sobre o tempo de espera na regulação de pacientes que necessitam de atendimento especializado. Em agosto, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) afirmou que a maior parte dos pedidos de regulação na Bahia era resolvida em até 24 horas, mencionando ainda situações com prazo de até 72 horas, conforme avaliação médica e o grau de urgência.

A família de Manoel, entretanto, afirma que o idoso já aguarda 50 dias por uma transferência e teme que a demora provoque o agravamento do quadro.

“Estamos falando de uma pessoa, não de um número. Olhem para a nossa situação. São cinquenta dias esperando. O que estão esperando acontecer? Nós não queremos perder o nosso pai”, declarou Rosana.

Até o momento, não há, no material apresentado, manifestação da Sesab ou da Central Estadual de Regulação sobre o caso específico.

0 comments:

CURTA!