sábado, 16 de janeiro de 2016

“Anitta, a Melhor Cantora do Brasil” por Tosta Neto

No ano passado, Anitta (diga-se de passagem, com dois “t”) foi considerada a “Melhor Cantora do Brasil”, prêmio concedido no empolgante Domingão do Faustão. A talentosíssima starwoman carioca venceu Ivete Sangalo e Claudia Leitte – “Veveta” e “Claudinha” para os íntimos – figurinhas tarimbadas que já fazem parte do cenário do programa dominical da Globo. A conquista de Anitta reflete o estágio iluminado da Música Brasileira, suscitando um movimento estético-artístico que ofuscará a Tropicália. A Nossa Diva, ao lado de Ludmilla e Valesca Popozuda, lideram uma transformação revolucionária de todos os paradigmas musicais do Brasil. Por sinal, Valesca Popozuda é a intérprete de “Beijinho no ombro”, até então, a melhor canção brasileira do século XXI, uma espécie de “Aquarela do Brasil” ou “Chega de Saudade” dos tempos hodiernos.
O triunfo apocalíptico de Anitta reparou um grande equívoco histórico, pois há tempos, Nossa Diva já merecia o título de “Melhor Cantora do Brasil”; como gostam de falar por aí: “a justiça tarda, mas não falha”. Com poucos anos de estrada, Anitta ostenta uma esplêndida discografia, que a coloca num patamar de patrimônio artístico e cultural do Brasil. Nós, brasileiros de verdade, devemos idolatrar a Nossa Diva, fenômeno musical que suplantou as fronteiras mais longínquas, divulgando a música nacional por todo o mundo. Não podemos esquecer o estilo eclético de Anitta, que parte do funk, dialoga com o samba e a bossa nova, até pairar no blues, soul e jazz.
Anitta tem uma voz única na música universal, notadamente um feitio soprano, porém, navega nos mares das notas graves com deveras desenvoltura. Ademais, Nossa Diva se destacou na infância nos corais da escola, além de ter ganhado incontáveis festivais estudantis nas categorias de intérprete e de compositora. Sinceramente, prezado leitor, sinto-me feliz e honrado em escrever este singelo texto (poderia ser uma ode) que objetiva exaltar o brilhantismo da Nossa Diva. Embora, tenho consciência da minha pequenez vocabular diante do talento estupendo e jupiteriano de Anitta. Nossa Diva merece muito mais: poesias, contos, biografias, enciclopédias...
É inconteste a capacidade artística da Nossa Diva, condição exclusiva de um inatismo para a música. Anitta também se notabiliza como multi-instrumentista, compositora e dançarina. Enquanto multi-instrumentista desperta a inveja até de Humberto Gessinger. No mundo da composição, a qualidade poética das letras se equipara à escrita de Camões e Castro Alves, haja vista a riqueza incomensurável dos versos da magnífica canção “Show das Poderosas”. Como dançarina, tem no currículo o posto de principal bailarina do Bolshoi. Nossa Diva é um genuíno fenômeno da natureza que nasce a cada dois séculos. No século XIX, o grande ícone da música foi o gênio Ludwig van Beethoven, no século XXI, obviamente, Anitta. Digamos que a Nossa Diva é a versão masculina de Beethoven na contemporaneidade.
A ascensão meteórica de Anitta enseja à música brasileira a melhor fase de sua história, com o advento duma geração profícua de cantores, bandas e duplas sertanejas, cuja musa inspiradora é a Nossa Diva. Anitta é a testemunha viva que o dom é o “Motor Imóvel” para o sucesso, colocando num plano secundário o papel da mídia e da indústria fonográfica. A obra de Nossa Diva é atemporal: séculos passarão e as gerações do porvir continuarão a cantar o “Show das Poderosas”. Saudações Eternas para Nossa Diva! Louvado seja o país que tem Anitta como melhor cantora.

         Tosta Neto, 16/01/2016

9 comentários:

  1. Poxa! Se superou agora. Sarcasmo e ironia que me fizeram ri pra caramba. Kkkkk

    ResponderExcluir
  2. Prezado amigo Tosta, O hino nacional brasileiro deveria ser substituído pelo "show das poderosas".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jonas, gostei da tua sugestão: imagine o hino "Show das poderosas" sendo entoado antes do jogo do Brasil na Copa do Mundo. Grato pelo comentário! Abraços.

      Excluir
  3. Amigo Tosta;
    Mais uma vez demais, seu texto.
    Infelizmente essas estrelas que acabara de citar em teu texto retrata o momento "Bunda" em que nosso país está vivendo,onde jogados ao caos "dançamos" novamente.
    Abraços fraternos amigo.
    E parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Uildson, muito obrigado pelo comentário! Abraços.

      Excluir
  4. A característica estilística do caro autor poderia ser definida como "ironia hiperbólica", ou seja, uma ironia exacerbada visando demonstrar o ridículo de certos fatos, pois diante de algumas circunstâncias, nada pode ser levado realmente à sério. Linguagem muito apropriada para problematizar a notícia que serviu como "detonador" para a construção do texto.
    Considero-me até tolerante com relação ao gosto alheio, pois acredito que existe espaço para todo tipo de produto cultural. Em todos os tempos, sempre a grande arte foi contemporânea de produções menores, popularescas, pois sempre houve e haverá um mercado consumidor para isso. Contudo, o que me preocupa é a circulação maciça desse tipo de "arte de plástico" produzida por uma indústria cultural ávida por lucro fácil e enburrecimento coletivo.
    Quanto à vitória da cantora Anitta, desculpe-me os fãs: ela não pode ser encarada com seriedade. Primeiro que pesquisa de internet não possui muita credibilidade porque o staff dos candidatos podem construir uma estrutura objetivando acumular o maior número de votos possíveis, recrutando diversas pessoas para esse fim. Lembro-me de uma gafe recente que ocorreu na escolha do "Maior jogador do século XX", proposta pela corrupta FIFA (uma espécie de PT do futebol). O escolhido pelos votantes da internet foi o argentino Maradona. Contudo, conscientes da insensatez popular, os velhinhos donos do "soccer" tiveram que, constrangidos, entregar um prêmio a Pelé e outro a Maradona. Qualquer eleição deve ser feita com gente que tem conhecimento técnico, histórico e cultural e não por pessoas que não sabem a diferença entre um mugido e uma canção bem interpretada. Temos cantoras sensacionais como a Maria Bethânia, Gal Costa, Alcione, Rita Lee, entre outras. Chega a ser uma ofensa esse tipo de escolha. Todavia, cada geração tem os ídolos que merecem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geisson, teus comentários são excelentes! Não tenho palavras para adjetivá-los. Sinta-se convidado para contribuir com o Outro Olhar. Tenho plena convicção que você qualificará ainda mais o conteúdo do Outro Olhar. Gostei do trecho: "Todavia, cada geração tem os ídolos que merecem." Muito obrigado pelo comentário! Abraços.

      Excluir
  5. Sds Professor,

    Gastando aqui com seu texto, bote fé. HAHA

    Abraços, Caíque Almeida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Caíque, muito obrigado pelo comentário! Há tempos não te vejo. Abraços Fraternos.

      Excluir

CURTA!