quarta-feira, 7 de junho de 2017

Vítima de ataque aéreo, menino símbolo da guerra na Síria reaparece

Omran Daqneesh e sua família, leal a Assad, foram resgatados em Aleppo no ano passado

ALEPPO — O menino Omran Daqneesh, cuja imagem ao ser resgatado dos escombros de sua casa alvo de bombardeios se tornou símbolo do horror da guerra na Síria, apareceu novamente em uma foto postada em rede social nesta segunda-feira. Desta vez o pequeno sírio aparece saudável e recuperado, ao contrário da expressão de choque encoberta por poeira e sangue que comoveu o mundo em agosto de 2016.
No ataque aéreo que matou oito pessoas, incluindo cinco crianças, Omran foi resgatado junto a dois irmãos — de um e seis anos —, sua mãe e seu pai, do prédio onde moravam. O terceiro irmão, de 10 anos, morreu na explosão.
Sua imagem foi amplamente usada para ilustrar a brutalidade do regime de Assad, na tentativa de reprimir a oposição em Aleppo, maior cidade do país.
Porém, sua família, como muitas outras na região Leste (que fora ocupada por forças rebeldes por anos), manteve a lealdade ao regime durante o cerco à área. Segundo relatos locais, eles recusaram todas entrevistas com a mídia e se mudaram para a parte oeste de Aleppo, que é pró-regime, assim que tiveram uma chance.
A família foi entrevistada nesta semana por diversos canais de televisão favoráveis ao regime de Assad. Em entrevista, o pai de Omran afirmou que grupos rebeldes e a mídia internacional "queriam usar a imagem de seu filho para atacar o regime do presidente sírio". Ele diz ainda que teria raspado a cabeça do filho para disfarçá-lo e protegê-lo da atenção da mídia.

(Fonte: O Globo)

0 comments:

CURTA!