quarta-feira, 7 de junho de 2017

SÃO JOÃO DE AMARGOSA É DESTAQUE NAS CAPITAIS EUROPEIAS, É O "BRASIL JUNINO"


 por 
David Brito
      @davidbritoeu

A "Cidade Jardim", Amargosa, foi o município que representou o São João da Bahia nas principais capitais europeias através do "Brasil Junino". O grande São João de Amargosa contribuiu para  concretizar as Festas Juninas Brasileiras como um novo produto de destino turístico no Brasil. 
O projeto "Brasil Junino" fez apresentações itinerantes, entre os dias 7 de abril e 28 de maio, começando em Lisboa,  Madri, Roma e finalizando em Paris, sob a curadoria  e direção artística de Edilane Oliveira.
O "Brasil Junino" é um projeto de iniciativa do Instituto Brasileiro de Integração, Cultura, Turismo e Cidadania (IBI), com apoio da Embratur e do Ministério do Turismo.
Em contato com David Brito, para o portal Outro Olhar,  a curadora e diretora artística do projeto "Brasil
Junino" Edilane Oliveira respondeu com exclusividade algumas questões;








Outro Olhar-  Qual a importância deste projeto para os municípios que preservam as tradições juninas?

Edilane Oliveira- Bahia é um estado que não tem um São João, tem vários. Mas nem todos têm estrutura para receber o turista internacional . O São João do Pelourinho foge do tradicional, levando as pessoas a não conhecerem o verdadeiro São João. O projeto fortalece as festas juninas e mostra que podemos ser um novo produto turístico para o Brasil no exterior. E assim, geramos mais interesse em patrocinadores e apoiadores para os eventos. 
Hoje as festas juninas não têm recurso necessário para acontecer, fazendo as prefeituras se desdobrarem em mil para realizar. Acredito que o país não tem ideia da força das festas populares.
Outro Olhar- Nos últimos anos, o São de Amargosa alcançou um destaque nacional, como por exemplo, a notoriedade dos festejos juninos de Amargosa no mais novo mapa turístico divulgado pelo Ministério do Turismo em 2016 e a participação em evento do MTur, durante as Olimpíadas Rio 2016. Qual sua avaliação sobre a forma como foi tratada a festa junina de Amargosa na gestão da ex-prefeita Karina Silva?

Edilane Oliveira- O que credenciou Amargosa foi a tradição e a estrutura que hoje tem a festa.  Recebemos a prefeita Karina Silva durante as Olimpíadas Rio 2016 e ficamos honrados. Ficou claro para nós o carinho especial dedicado por Karina Silva ao São João, espero que essa nova gestão continue ampliando o trabalho.
Nestas apresentações pelas capitais da Europa, focamos a Bahia com destaque para Amargosa. 

0 comments:

CURTA!