domingo, 30 de julho de 2017

RESUMÃO REDAÇÃO ENEM 2017: conheça a técnica do arco-íris


Você já ouviu falar da técnica do arco-íris? Simples, ela pode fazer toda a diferença na hora de te ajudar a escrever a redação do Enem 2017. Quem explica a técnica é a mestre em literatura portuguesa e professora Eliane Limonti.
A técnica do arco-íris consiste em utilizar cores para classificar conteúdos. A partir dessa organização os estudantes montam fichas de estudo que podem ser usadas para revisão. Na redação, a ideia é a mesma da metodologia tradicional, mas os critérios para divisão das cores são diferentes.
Segundo Eliane, para estudar para a redação o aluno não deve se preocupar com o tema, mas que é importante "pensar o mundo". O que isso significa? Que o aluno deve se manter atualizado, conferindo as notícias pelo menos uma vez por semana. Mas que também precisa buscar informações além dos jornais.
"Ele tem que estar informado sobre as coisas que estão sendo discutidas e pensadas sobre o mundo. Além disso, deve pensar nos valores que formam as pessoas desse mundo como ética, amor, a individualidade da geração atual."
ENTENDA A TÉCNICA
Como funciona?
Você deve usar uma folha simples, sem linhas ou outras marcações para que consiga ter melhor visualização de seu organograma e faça a seguinte divisão:
1. Teorias acadêmicas: filosofia, sociologia, artes, etc. (Você pode usar vermelho, por exemplo)
2. Argumentos históricos (Use outra cor como laranja)
3. Argumentos atuais (Você pode usar o azul)
4. Argumentos artísticos e /ou reflexivos (Verde, rosa e outras cores)
Mantenha o tema principal no centro da página. A professora explica porque a técnica é tão eficaz. "Como a maioria das pessoas tem inteligência visual, as cores formam uma imagem mental que auxiliarão na aprendizagem dos conteúdos e na sua organização mental."
Para compreender melhor, confira o organograma abaixo:




0 comments:

CURTA!