Assista no player abaixo
No último sábado (5), ele esteve no programa Saturday Night Live, onde participou de esquetes e estreou duas músicas: Saturday e This is America. A segunda música, de pegada hip-hop, teve videoclipe divulgado ao final da atração. E logo virou assunto nas redes.
Trata-se de um registro audiovisual incômodo, que combina tensão, ironia e violência explicita na abordagem de questões ligadas ao genocídio da população negra nos Estados Unidos.
Dirigido por Hiro Murai, colaborador de longa data de Glover – responsável, inclusive, por diferentes episódios de Atlanta -, o clipe apresenta Childish Gambino sem camisa em um grande galpão repleto de cenários caóticos. Ele dança, sorri, brinca e também faz disparos à queima-roupa. As vítimas na tela são pessoas negras.
"Essa é a América", repete a persona de Donald Glover ao longo da música.
This is America faz crítica provocadora ao porte de armas, à violência policial e recorda de forma gráfica episódios que tingiram de tristeza a história recente dos EUA - caso do massacre de nove membros de uma igreja da comunidade negra de Chatleston, em 2015.
Nos EUA são os estados os responsáveis por regulamentar o porte de armas de fogo.
De acordo com dados da organização Gun Violence, o país registra um tiroteio com vítimas por dia. Só neste ano, até o mesmo de maio, ocorreram 85 tiroteios em massa em território americano. Dados divulgados em 2017 apontam que a taxa de homicídios por arma de fogo é 25 vezes mais alta nos EUA que nos outros países desenvolvido.
No Twitter, diversos usuários tentaram decifrar as referências explícitas e implícitas no clipe de This is America, single que deve compor o novo disco de Childish Gambino, ainda sem data de lançamento definida.
*por Amauri Terto, p/ www.huffpostbrasil.com
0 comments: