quarta-feira, 8 de maio de 2019

PROGRAMA FEDERAL ALCANÇA 1 MILHÃO DE ALUNOS COM CONEXÃO À INTERNET EM BANDA LARGA


Para anunciar a marca, o presidente Jair Bolsonaro, junto com os ministros do MCTIC e do MEC, participa de videoconferência com escola atendida pelo programa nesta quarta (8)
O programa Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão (Gesac) atingiu a marca de 1 milhão de alunos atendidos por internet banda larga. Para anunciar a marca, o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, astronauta Marcos Pontes, vai participar, nesta quarta-feira (8), de uma videoconferência no Palácio do Planalto, em Brasília, com o presidente da República, Jair Bolsonaro, e o ministro da Educação, Abraham Weintraub, com uma das escolas atendidas pelo programa.
O evento terá transmissão aberta ao público e pode ser acompanhada no perfil do Facebook do MCTIC, a partir das 15h15. A instituição de ensino que irá participar da videoconferência é a Escola Estadual Calunga I, na zona rural de Cavalcante (GO). Nessa escola, são 453 alunos atendidos pela conexão do Gesac, que fornece link de 10MB/s por meio do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações (SGDC). O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações possui contrato com a Telebrás para prestação de serviço em regime continuado de transmissão bidirecional de dados.
O ministro Marcos Pontes considera o Gesac uma das prioridades do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). “Precisamos preparar a nova geração de cientistas e profissionais qualificados para o futuro e as novas tecnologias”, afirma Pontes. “Levar conexão em banda larga para os locais onde não há acesso será essencial para a inclusão digital de jovens e professores”.
A instalação das antenas é feita pela Telebrás, em parceria com a Viasat. O presidente da Telebrás, Waldemar Gonçalves, ressalta que o SGDC tem cobertura sobre todo o território nacional e tecnologia de banda larga de alta performance. “Podemos levar a conexão a pontos de difícil acesso e locais isolados, incluindo Fernando de Noronha”, diz. “Podemos atender as escolas, postos de fronteira, comunidades indígenas, quilombolas e todos os locais que forem do interesse do programa”.
Até o momento, o MCTIC, em parceria com a Telebras, já fez a instalação de conexão em 3.600 pontos no território nacional, dos quais 3 mil são escolas. As escolas integram o programa Educação Conectada, do Ministério da Educação (MEC). Até o mês de agosto serão 6.500 escolas rurais atendidas pelo programa. O Gesac também atende instalações públicas como telecentros, bibliotecas, unidades de saúde, instalações das forças armadas, entre outros.
Gesac
O programa Governo Eletrônico - Serviço de Atendimento ao Cidadão é um programa do Governo Federal, coordenado pelo MCTIC, em parceria com o MEC e o Ministério da Saúde, que oferece gratuitamente conexão à internet em banda larga – por meio do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações, com o objetivo de promover a inclusão digital em todo o território brasileiro. O Gesac é direcionado, prioritariamente, para comunidades em estado de vulnerabilidade social, em todo o Brasil, que não têm outro meio de serem inseridas no mundo das tecnologias da informação e comunicação.

Clique aqui e participe do Grupo Outro Olhar Amargosa no WhatsApp

Curta nossa página no Facebook 👍🏻

0 comments:

CURTA!