domingo, 4 de agosto de 2019

EGITO EXIBE A RESTAURAÇÃO DO SARCÓFAGO DOURADO DE TUTANKAMÓN


Egito expôs neste domingo o sarcófago de ouro do jovem faraó egípcio Tutancâmon, que está sendo restaurado pela primeira vez desde que foi descoberto, em 1922.
O trabalho de restauração começou em meados de julho, depois que o sarcófago de três níveis foi transferido para o novo Grande Museu Egípcio do Cairo.
"Estamos mostrando um artefato histórico único, não apenas para o Egito, mas para o mundo", disse numa coletiva de imprensa o ministro de Antiguidades, Khaled El- Enany, no novo museu, que tem vista para as famosas pirâmides de Gizé.
O caixão dourado daquele que foi o "menino faraó" será exibido junto com outros objetos de Tutancâmon no final do ano que vem, quando o novo museu egípcio abrir ao público.
A previsão é que a restauração dure cerca de oito meses.
O sarcófago de madeira dourada, de 2,23 metros, está decorado minuciosamente com uma imagem de Tutancâmon segurando os objetos dos faraós, o cetro e o chicote, de acordo com o ministério.
O sarcófago "apresentou rachaduras na cobertura dourada de gesso, especialmente na tampa e na base".
O famoso arqueólogo britânico Howard Carter descobriu a tumba do 18º rei da dinastia em Luxor em 1922.
O anúncio deste domingo veio depois que o Egito solicitou à Interpol que localizasse o busto de Tutancâmon, no começo de julho, que foi leiloado em Londres por 6 milhões de dólares.

(Fonte: AFP / *Edição OutroOlharInfo)

                                                                                                    

0 comments:

CURTA!