domingo, 8 de setembro de 2019

NASA REGISTRA AVALANCHE DE GELO E POEIRA EM MARTE


Uma imagem fascinante foi capturada pela sonda Mars Reconnaissance Orbiter (MRO), da NASA, cujo objetivo é procurar vestígios de água em Marte. Ela encontrou não apenas blocos de gelo, como flagrou os objetos justamente no momento em que eles caíam de um penhasco de 500 metros, causando uma avalanche de poeira avermelhada.
Com sua câmera HiRISE (High-Resolution Imaging Science Experiment), que pesa 65 quilos, a sonda registrou o fenômeno no polo norte de Marte em maio deste ano. A poeira formada pelo impacto se aglomerou e formou uma espécie de nuvem.
Na última semana, a pesquisadora Candy Hansen publicou a imagem no site da HiRISE, junto a uma nota explicando que, durante todas as primaveras de Marte, o Sol brilha sobre as camadas polares no norte do planeta. Assim, “o calor desestabiliza o gelo e os blocos se soltam”, completou Hansen.
Não é a primeira vez que a MRO capturou imagens inusitadas. Ainda em 2019, a sonda encontrou uma novíssima cratera em Marte, de mais ou menos 16 metros de largura, formada como resultado de uma colisão que aconteceu em algum momento entre setembro de 2016 e fevereiro de 2019.
A HiRISE é um dos seis instrumentos a bordo da sonda lançada em 2005 e a NASA ainda pretende mantê-la ativa até 2025, registrando mais imagens da superfície marciana.

(Fonte: HiRISE – Canaltech / *Edição OutroOlharInfo)

0 comentários:

CURTA!