quinta-feira, 21 de novembro de 2019

“PERSPECTIVAS: FLAMENGO X RIVER PLATE” POR TOSTA NETO


A Libertadores 2019 terá uma final especial: de um lado, o time que vem apresentando o estilo de jogo mais ofensivo e dominante do futebol brasileiro nos derradeiros anos, do outro, o atual campeão da competição mais importante da América do Sul. No banco de reservas, haverá o confronto de dois grandes técnicos: Jorge Jesus x Marcelo Gallardo. Ademais, após 38 anos, o clube que tem a maior torcida do “País do Futebol” regressa à final da Libertadores.
Nas semifinais, o Flamengo chocou o futebol sul-americano ao destroçar o Grêmio na partida de volta no Maracanã. A equipe de Renato Gaúcho vinha de 3 semifinais seguidas na Libertadores; o tradicional e copeiro Imortal Tricolor sucumbiu diante do futebol avassalador do escrete da Gávea. A intensidade de jogo demonstrada pelo Flamengo impressiona, encurralando o adversário de forma ininterrupta do início ao fim.
O River Plate, no último quinquênio, é o time mais vencedor da América do Sul, conquistando dois títulos da Libertadores, entre outros triunfos. Los Millonarios sabem jogar com a bola no pé, além de ser eficiente na marcação, haja vista o desempenho obtido na semifinal contra o tradicional rival Boca Juniors. Gallardo é um técnico estrategista: mexe com eficiência no padrão tático conforme as circunstâncias da partida. Por sinal, o técnico do River Plate está cotado para assumir o Barcelona em 2020.
Incontestavelmente, o Flamengo tem um leve favoritismo, credenciado pelo belíssimo e contundente futebol apresentado até aqui. Porém, numa final disputada em jogo único, o fator da imprevisibilidade tem um peso maior. Por sua vez, o River Plate está assaz acostumado com esse ambiente de finais sul-americanas. O autor que vos escreve acredita que Gallardo adotará uma postura mais conversadora: marcação atrás da linha da bola, diminuição dos espaços, congestionamento do meio-campo e cadência no toque de bola. Jorge Jesus manterá o estilo dominante e ofensivo do esquadrão rubro-negro. Enfim, aguardemos a finalíssima da competição mais apaixonante do futebol sul-americano.


(Tosta Neto, 21/11/2019)     

                                                                                              Curta nossa página no Facebook👍🏻
                                                                                                                 Siga nosso Instagram 📷

0 comments:

CURTA!