domingo, 5 de janeiro de 2020

IMAGEM DE FILHOTE DE CANGURU CARBONIZADO EMOCIONA AUSTRALIANOS


Fotografia reproduzida em redes sociais expõe tragédia causada pelos incêndios florestais no país; cerca de 500 milhões de animais já morreram por causa das chamas, segundo Universidade de Sydney

RIO — As chamas que atingem as florestas nos estados de Nova Gales do Sul e Vitória, na Austrália, já fizeram com que milhares de pessoas fossem retiradas de áreas de risco e causou, segundo a Universidade de Sydney, a morte de cerca de 500 milhões de animais, entre eles um filhote de canguru registrado pelo fotógrafo Brad Fleet, do jornal local “The Advertiser”. A imagem do animal carbonizado preso a uma cerca de arames nas colinas de Adelaide repercutiu nos veículos de comunicação e redes sociais e ilustra a tragédia causada pelos incêndios no país.
O pequeno animal ficou preso quando fugia das chamas em Cudlee Creek, cidade no Sul da Austrália. Ele não conseguiu se desprender e morreu queimado. Segundo a “Seven News”, somente nos incêndios de Cudlee Creek, 5.790 animais morreram nos incêndios, incluindo gado, alpacas e animais de estimação.
E os incêndios florestais que já devastaram quase 60 mil km² na Austrália tendem a se agravar ao longo deste fim de semana, por conta de uma nova onda de calor que deve manter os termômetros acima dos 40°C. Atrelado a fortes rajadas de vento, o fenômeno pode disseminar ainda mais as chamas, que já mataram 23 pessoas.

8 mil coalas mortos

Desde setembro, o fogo engoliu casas e florestas e devastou a fauna. Segundo a Universidade de Sydney, quase meio bilhão de animais morreram apenas em Nova Gales do Sul. O número inclui répteis, aves e mamíferos. No Parlamento, a ministra do Meio Ambiente, Sussan Ley, afirmou que cerca de um terço dos coalas no país sucumbiu aos incêndios — algo em torno de 8 mil animais.
Com o temor de que a nova onda de calor faça com que as chamas se multipliquem, autoridades conduziram ontem resgates com embarcações da Marinha. Milhares de pessoas isoladas em praias foram retiradas e levadas a Hastings, cidade próxima a Melbourne.
O primeiro-ministro, Scott Morrison, chegou a reclamar da falta de cooperação internacional depois de resistir a pedir ajuda estrangeira. EUA e Canadá encaminharam bombeiros, e a Cruz Vermelha auxilia no acolhimento dos mais afetados. Alvo de críticas pela política ambiental considerada negacionista, Morrison foi hostilizado ontem em visita à cidade de Cobargo. Na véspera, um bombeiro se recusou a cumprimentá-lo.

(Fonte: O Globo / *Edição OutroOlharInfo)

0 comments:

CURTA!