quarta-feira, 10 de março de 2021

LULA SE DIZ GRATO A FACHIN, INSISTE EM ATAQUE A MORO E FALA COMO CANDIDATO




O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, nesta 4ª feira (10.mar.2021), que “não tem tempo de pensar em candidatura” para a eleição presidencial de 2022. A declaração foi dada em seu 1º discurso depois que retomou os direitos políticos.

“Não podemos ficar respondendo à insistência da imprensa para escolher um nome. O que precisamos é colocar nossa gente para andar o Brasil”, afirmou, sugerindo que deve começar a viajar o país para falar com a população.

Durante o discurso, apesar de negar que seja o “momento” para debater as eleições de 2022, falou como candidato à presidência, fazendo críticas ao presidente Jair Bolsonaro e citando medidas que poderiam ser adotados pelo governo federal. Disse também que quer conversar com o empresário para entender a “loucura deles”.

“Eu preciso converar com os empresários. Quero saber onde está a loucura deles? Se eles querem que a economia cresça, é preciso garantir que o povo tenha emprego e renda”, disse.

As falas foram feitas 2 dias depois da decisão do ministro Edson Fachin, do STF (Supremo Tribunal Federal), que anulou, na 2ª feira (8.mar), todas as decisões tomadas pela 13ª Vara de Curitiba nas ações penais contra o petista.

Em pronunciamento de mais de uma hora na sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo (SP), Lula disse que a decisão de Fachin foi “tardia” e voltou a afirmar que a operação Lava Jato foi a “maior mentira jurídica do Brasil em 500 anos”.

“Eu sou agradecido ao ministro Fachin porque ele cumpriu uma coisa que a gente reivindicava desde 2016. A decisão que ele tomou tardiamente vem 5 anos depois de que foi colocado por nós”, afirmou.

Lula, no entanto, declarou que o “sofrimento” pelos 580 dias que esteve preso “acabou”. Segundo ele, a dor das pessoas mais pobres diante da pandemia do novo coronavírus é “infinitamente maior” do que o que sentia na carceragem da Polícia Federal em Curitiba (PR).

“Se tem um brasileiro que tem razão de ter profundas mágoas, sou eu. Mas não tenho. O sofrimento que o povo brasileiro está passando, que as pessoas pobres estão passando nesse país é infinitamente maior do que qualquer crime que cometeram contra mim”, disse.

“Não há dor maior para um homem ou mulher do que levantar de manhã e não ter a certeza de ter um cafe com pão com manteiga para fazer. Não tem dor maior para um ser humano do que chegar na hora do almoço e não ter um prato de feijão com farinha para dar ao seu filho”, afirmou.

O ex-presidente agradeceu a solidariedade de líderes internacionais, como o presidente da Argentina, Alberto Fernández, o papa Francisco e a prefeita de Paris, Anne Hidalgo. Ele também fez homenagens aos seus advogados, Cristiano Zanin Martins e Waleska Teixeira.

O ex-ministro da Educação e candidato à Presidência em 2018, Fernando Haddad (PT), a deputada Gleisi Hoffmann (PT-PR), presidente do PT, e Guilherme Boulos (Psol), candidato à Presidência da República pelo Psol em 2018 e à prefeitura de São Paulo em 2020, estiveram ao lado de Lula durante o pronunciamento seguido de entrevista.

No palco também estavam o presidente da UNE (União Nacional dos Estudantes), Iago Montalvão; a namorada de Lula, a socióloga Rosângela da Silva, conhecida como “Janja”; além de dirigentes de entidades e centrais sindicas ligadas à CUT (Central Única dos Trabalhadores). O evento, agendado para 11h, começou com 30 minutos de atraso.

LEIA ALGUNS TRECHOS DO DISCURSO

Eleições presidenciais de 2022: “Não podemos ficar respondendo à insistência da imprensa para escolher um nome. O que precisamos é colocar nossa gente para andar o Brasil. O Haddad pode ir junto com a UNE (União Nacional dos Estudantes) visitar as universidades. Ele tem cabedal histórico para isso. Isso que temos que fazer. Vamos fazer. Depois, a gente discute o resultado do que fomos capazes de produzir. Não podemos nos preocupar com críticas e ataques menores.”

Pandemia: “Convido vocês para lutar nesse país para garantir que todo brasileiro, independentemente da idade, tome vacina. Para isso, temos que obrigar o governo a comprar vacina. Temos que brigar pelo salário emergencial, por investimento e geração de emprego, sobretudo a partir da infraestrutura. É preciso política de ajuda ao pequeno e micro empresário. Quantos restaurantes, farmácias e salões de beleza estão fechando? Para quê existe governo? É para tentar encontrar solução para essa gente.”

Alianças para 2022: “Sabe qual é a vantagem de ser mais velho? É porque a gente tem mais história. Vocês estão lembrados que quando fui candidato em 2002 o vice era o companheiro José Alencar? Ele era do PMDB. Como o PMDB, não me apoiava, articulamos a entrada dele no PL. Foi a 1ª vez que tivemos uma aliança entre capital e trabalho no Brasil. José Alencar era empresário e eu, dirigente sindical. Sem falsa modéstia, acho que foi o momento mais promissor da história democrática do país. Temos que esperar chegar o momento de discutir e escolher o candidato. A Gleisi participa de reuniões com PDT, Psol, PC do B e PSB. Quando chegar o momento, vai ser possível uma candidatura única ou se terá mais candidatos.”

“Eu duvido que consiga repetir o vice das qualidades do José Alencar. Esse país não tem muita gente com o caráter, discernimento e lealdade dele. Tem momento para tudo. Não podemos ficar respondendo à insistência da imprensa. O que precisamos é colocar nossa gente para andar.”

Frente ampla: “A frente ampla é para ter capacidade de conversar com outras forças políticas que não estão no espectro da esquerda. Em 2002, o José de Alencar foi meu vice. Nos Estados, o Flávio Dino, do PC do B, foi eleito numa aliança ampla, não numa aliança de esquerda. O Camilo e o Rui Costa também.”

“Quem via o filho brigando por bife não tem dificuldade de construir aliança quando chegar o momento para isso.”

FACHIN ANULA DECISÕES DA LAVA JATO CONTRA LULA

Leia a íntegra (369 KB) da decisão de Fachin que anulou as decisões da 13ª Vara de Curitiba nas contra Lula. O despacho tem 46 páginas. Leia a íntegra (452 KB) da nota do gabinete de Fachin sobre a decisão.

A determinação do ministro atende a pedido de habeas corpus apresentado pela defesa do petista em 3 de novembro de 2020. Aplica-se aos seguintes casos: tríplex do Guarujá, sítio de Atibaia, sede do Instituto Lula e doações ao Instituto Lula.

JULGAMENTO DA SUSPEIÇÃO DE MORO É ADIADO

A 2ª Turma do STF suspendeu nessa 3ª feira (9.mar) a conclusão do julgamento sobre a eventual suspeição do ex-juiz Sergio Moro em relação a condenações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em processos sobre o tríplex do Guarujá (SP). Não há data para o debate ser retomado.

O ministro Nunes Marques pediu vista (mais tempo para analisar o caso). Afirmou não ter tido tempo de votar em razão de não ter conseguido analisar o processo.

Até agora, votaram para declarar Moro suspeito os ministros Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski. Cármen Lúcia e Edson Fachin já haviam votado em 2018, contra a suspeição, antes de o debate ser interrompido por pedido de vista de Gilmar Mendes.

Fachin e Cármen Lúcia manifestaram interesse em se pronunciar novamente quando o caso voltar a julgamento. Se não houver nenhuma mudança no placar, caberá a Nunes Marques dar o voto de desempate.

O julgamento voltou à pauta do colegiado, composto por 5 ministros, depois de o relator da Lava Jato, Edson Fachin, anular as ações penais contra Lula e mandá-las para a Justiça Federal de Brasília.

Fachin determinou, também, a perda de objeto [validade] do HC sobre a suspeição de Moro. Mas Gilmar Mendes, que é o presidente da 2ª Turma e havia pedido vista, decidiu que ele tem, sim, de ser analisado, e marcou o julgamento para a tarde dessa 3ª feira. Fachin reagiu à decisão de Gilmar de agendar o julgamento. Indicou que o caso fosse enviado ao plenário, que reúne os 11 ministros do STF. Quatro dos 5 ministros da 2ª Turma, no entanto, vetaram a possibilidade.

0 comments:

CURTA!