terça-feira, 4 de maio de 2021

SENADOR PEDE CONVOCAÇÃO DE FÁBIO VILAS-BOAS NA CPI DA COVID


O senador Eduardo Giraão (Podemos-CE) apresentou um requerimento que pede a convocação de secretários estaduais a região nordeste para prestarem esclarecimentos na CPI da Covid, que investiga a atuação do governo federal durante a pandemia do novo coronavírus. Entre os nomes citados, está o de Fábio Vilas-Boas, titular da Sesab.

Em seu pedido, Girão cita as duas compras de respiradores do Consórcio Nordeste, na época presidido pelo governador Rui Costa (PT). Apesar dos valores pagos para a Hempcare (R$ 48,7 milhões) e para a Pulsar (U$ 7,9 milhões), os aparelhos jamais foram entregues e a quantia sequer foi devolvida.

“Em ambos os contratos, os ventiladores pulmonares não foram entregues, sendo que, em face da Hempcare Pharma Representações Ltda. os valores empregados não foram devolvidos. Já em relação à empresa Pulsar Technologies, houve devolução de parte do dinheiro, mas com perdas cambiais para todos os estados envolvidos na compra. Por exemplo, segundo o TCE – CE a perda para o Estado do Ceará foi da ordem de R$ 617.417,11”, justifica o senador.

Em junho do ano passado, a Polícia Civil da Bahia chegou a prender três pessoas na Operação Ragnarock, entre elas Cristiana Prestes, dona da Hempcare. Na mesma semana, foi exonerado da Casa Civil do governo do Estado o então secretário Bruno Dauster, apontado pela proprietária da empresa como a pessoa com quem ela negociou o contrato.


0 comments:

CURTA!