terça-feira, 26 de outubro de 2021

VERSÃO FINAL DO RELATÓRIO DA CPI TEM 80 PEDIDOS DE INDICIAMENTOS

A sessão da CPI da Covid desta terça-feira, 26, acaba de aprovar o relatório final, de autoria do senador Renan Calheiros (MDB-AL). O colegiado investigou as ações do governo do presidente Jair Bolsonaro durante a pandemia, mas, como mostrou Oeste, passou ao largo das suspeitas e denúncias de corrupção envolvendo Estados e municípios.

O texto de Calheiros foi aprovado por 7 votos a 4. O placar já era esperado e reflete a composição da comissão, que sempre teve maioria oposicionista e espaço reduzido para os parlamentares alinhados ao governo Bolsonaro.

Ao final de seis meses de trabalho, a CPI da Covid pediu o indiciamento de 78 pessoas e duas empresas. Entre os alvos dos pedidos de indiciamento, está o presidente Jair Bolsonaro, acusado por pelo menos nove crimes.

Há também pedidos de indiciamento de ministros do atual governo, ex-ministros, três filhos de Bolsonaro, deputados federais, médicos, empresários e do governador do Amazonas, Wilson Lima.

O relatório foi aprovado depois de mais de sete horas de discussão na comissão, que teve de fazer dois intervalos ao longo do dia.

Pouco antes da aprovação do relatório final, o senador Marcos Rogério (DEM-RO), resumiu o que foram esses seis meses de trabalho da comissão. “Essa CPI não apurou fatos, não buscou evidências, escondeu provas, dificultou o acesso dos investigadores, protegeu acusados de corrupção no Consórcio Nordeste e nos governos estaduais”, afirmou. “Ao final, votamos um relatório que é fruto de uma narrativa contra adversários políticos. Aqui bandidos foram tratados como heróis, e homens e mulheres que se dedicaram ao Brasil foram tratados como bandidos.”

Veja como foram os votos na comissão

A favor do relatório

Eduardo Braga (MDB-AM)
Humberto Costa (PT-PE)
Omar Aziz (PSD-AM)
Otto Alencar (PSD-BA)
Randolfe Rodrigues (Rede-AP)
Renan Calheiros (MDB-AL)
Tasso Jereissati (PSDB-CE)

Contra o relatório

Eduardo Girão (Podemos-CE)
Jorginho Mello (PL-SC)
Luis Carlos Heinze (PP-RS)
Marcos Rogério (DEM-RO)

*Revista Oeste

0 comments:

CURTA!