quinta-feira, 28 de abril de 2022

BAHIA TEM QUASE 10 MIL NOVAS EMPRESAS ABERTAS

O empreendedorismo tem se tornado uma alternativa para muita gente. Enquanto alguns fecharam as portas devido às dificuldades, outros se adaptaram às novas ideias e começaram novos negócios enxergando oportunidades no mercado atual. Segundo dados apresentados pela Junta Comercial da Bahia (Juceb), o número de abertura de empresas no território baiano cresceu no 1º trimestre deste ano em relação ao ano passado. O Estado registrou um saldo de 9.308 novos negócios no período que corresponde a 1º de janeiro até 30 de março.

“Esse crescimento no número de empresas é reflexo do reaquecimento da economia, com a volta das atividades normais devido ao controle dos números da pandemia. Também é um reflexo do desemprego. Após um tempo desempregado, aquelas pessoas que não conseguem uma recolocação no mercado de trabalho acabam optando pelo empreendedorismo. Então, é natural que haja um volume de novos negócios surgindo, sobretudo neste início de ano, já que muitas pessoas preferem abrir agora para que possam aproveitar as datas comemorativas”, disse o analista técnico do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Wagner Gomes.

Conforme dados da Juceb, os setores com os maiores saldo em novos empreendimentos, de janeiro a março, foram: comércio varejista (3.698); saúde humana e serviços sociais (854); atividades profissionais, científicas e técnicas (759); atividades administrativas e serviços complementares (652); construção (578); transporte, armazenagem e correio (504); seguido da indústria de transformação com 429 unidades de alojamento e alimentação com 377 unidades.

As dez cidades com mais empresas abertas neste primeiro trimestre de 2022 foram Salvador, Feira de Santana, Alagoinhas, Santo Antônio de Jesus, Valença, Ilhéus, Itabuna, Eunápolis, Teixeira de Freitas e Paulo Afonso. Somente na Região Metropolitana de Salvador foram abertas 34,83% de todas as empresas da Bahia (3.242). Apesar dos dados da Juceb não incluir as micros e pequenas empresas, a estimativa do Sebrae é que cerca de 98% das empresas registradas no estado sejam de micro e pequeno porte.

"Quem for abrir empresa tem que tomar alguns cuidados. Tem que observar primeiro se há demanda. Quais são os modelos de sucesso. Fazer um planejamento efetivo do negócio. Modelar seu negócio. Se possível ainda fazer um estudo de viabilidade técnica e econômica”, orientou.

*Tribuna da Bahia

0 comments:

CURTA!