quinta-feira, 29 de setembro de 2022

VEJA AS DICAS E AS REGRAS A SEREM SEGUIDAS NO DIA DAS ELEIÇÕES

Na contagem regressiva até 2 de outubro, os eleitores se preparam para escolher os representantes políticos dos próximos anos. No entanto, uma série de cuidados são necessários para vivenciar bem a decisão democrática nas urnas. Veja abaixo dicas listadas pelo Correio e regras definidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para as eleições:

Dicas para a votação:

  • Baixe com antecedência o aplicativo e-Título. No domingo, quando ocorre o primeiro turno das eleições, a emissão do e-Título estará suspensa e será liberada somente na segunda-feira (3/10);
  • O aplicativo receberá justificativas eleitorais apenas no horário de votação, das 8h às 17h;
  • Ao votar, espere o mesário registrar seu título antes de entrar na cabine e exija comprovante de votação;
  • O Tribunal Regional Eleitoral do DF (TRE) não definiu a aplicação da Lei Seca, que proíbe a venda de álcool na véspera e no dia da votação. No entanto, o presidente do TRE, Roberval Belinati, alerta que o voto não será permitido a pessoa embriagada ou sob efeito de entorpecentes. Desordem com o eleitor pode ser interpretada como crime eleitoral sujeito a prisão.

Ordem de votação na urna:

  1. Deputado federal (quatro dígitos);
  2. Deputado estadual ou distrital (cinco dígitos);
  3. Senador (três dígitos);
  4. Governador (dois dígitos);
  5. Presidente (dois dígitos);

Caso ainda tenha dúvidas, utilize a colinha disponibilizada pelo TSE para não errar os números do seu candidato (acesse aqui).

0 comments:

CURTA!