quinta-feira, 26 de janeiro de 2023

WHATSAPP LIBERA NO BRASIL ENVIO SIMULTÂNEO DE MENSAGENS PARA ATÉ 5 MIL PESSOAS


O WhatsApp começou a liberar nesta quinta-feira (26) no Brasil o "Comunidades", recurso que permite organizar vários grupos em estruturas maiores e enviar mensagens para até 5 mil pessoas.

A dinâmica esperada para Comunidades é que seja mais fácil a organização de discussões com muitas pessoas, como o próprio Meta exemplifica:

"Por exemplo, acreditamos que as Comunidades tornarão mais fácil para um diretor de escola reunir todos os pais e responsáveis para compartilhar avisos importantes e criar grupos para turmas específicas e atividades extracurriculares ou voluntárias", diz a empresa.

Neste exemplo podemos imaginar a escola como uma Comunidade e cada turma ou conjunto de pais, será um grupo, tendo o diretor de escola como Administrador de tudo isso.

Como criar uma Comunidade

O recurso ainda não está disponível para todos os usuários e segundo a Meta, será liberado gradualmente. Veja como criar:

  1. No Android vá em "Mais opções" (três pontinhos). Se você usa iPhone (iOS), toque em "Nova conversa";
  2. Toque em "Nova comunidade" (no iPhone, você ainda deve clicar em "Começar", depois);
  3. Adicione o nome da comunidade, a descrição e a foto de perfil;
  4. Toque no ícone de seta verde (no Android) ou em Seguinte (no iPhone) para adicionar grupos existentes ou criar um grupo.

Polêmica das eleições

Em agosto de 2022, o WhatsApp acatou a recomendação feita pelo Ministério Público Federal e confirmou que o recurso de Comunidades só ficaria disponível no Brasil em 2023. O órgão havia pedido para que a função só chegasse após as eleições visando impedir a propagação de fake news durante o período eleitoral.

A atualização do caso foi divulgada pelo próprio Ministério Público Federal, quando afirmou ter recebido um ofício do WhatsApp confirmando os pedidos realizados pelo órgão. De acordo com o aplicativo, tanto os recursos de Comunidades quanto o aumento do limite de usuários em grupos não estarão disponíveis para os brasileiros neste ano.

0 comments:

CURTA!