quinta-feira, 18 de maio de 2023

ENFRENTAMENTO AO ABUSO E À EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Neste mês (05), presencia-se uma série de reflexões amplificadas pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18 de Maio). O leitor talvez questione: qual o porquê da escolha desta data? Eis a explicação: neste dia, em 1973, uma menina de Vitória no Espírito Santo, chamada Araceli Cabrera, foi espancada, drogada, estuprada e assassinada em uma orgia; 6 dias depois, o corpo foi encontrado desfigurado por causa do uso de um determinado ácido. Obviamente, tal crime repugnante, o qual ficou impune, gerou uma grande comoção popular. Posteriormente, a Lei Federal 9.970/2000 instituiu a data supracitada como um ensejo para refletir e combater a exploração sexual de crianças e adolescentes.

Notadamente, o enfrentamento em questão não pode ficar restrito a um dia nacional, por conseguinte, a sociedade e sobretudo o Estado devem ter ações eficientes e ininterruptas para extirpar esse mal. As autoridades competentes precisam munir os órgãos responsáveis para que o combate à exploração sexual seja bem-sucedido. Ademais, não esqueçamos que o avanço exacerbado das redes sociais criou na deep web uma teia de pedófilos que se aproveita do “anonimato” para cometer crimes. A pedofilia é um problema antigo e recorrente, logo, o Poder Legislativo deveria criar leis severas para punir tais crimes e inibir práticas delituosas; é válido enfatizar, que há leis que punem esse tipo de crime, contudo, não são devidamente aplicadas.

A propósito, um caso sórdido de repercussão mundial suscitou debates sobre a temática deste artigo, quando o Dalai Lama, líder máximo do Budismo Tibetano, pediu publicamente para que um menino chupasse a sua língua. Tal gesto asqueroso resultou em inúmeras reações negativas, mas alguns calhordas e vigaristas "intelectuais" quiseram justificar esse ato vil; se ele fez isso em público diante das câmeras, imaginem o que ele faz nos bastidores. Um gesto assim não agrega em nada no plano espiritual, manchando ainda mais a biografia do atual Dalai Lama, o qual, não honra a longa tradição religiosa do Budismo.

Prezado Leitor, se existe algo que deve ser exaltado e preservado na humanidade é a inocência das crianças. Artimanhas ideológicas que erotizam as crianças precisam ser peremptoriamente reprovadas. O ser humano que sofre um abuso sexual na infância carregará um trauma por toda a vida, podendo até gerar transtornos psicológicos e comportamentais irreparáveis. Indubitavelmente, o Estado não pode prescindir de proteger a infância por intermédio de leis eficazes e políticas públicas sociais. Além disso, a família necessita ter um papel fundamental para proteger a criança e conceder a ela uma existência digna; a família é a instituição primordial da sociedade, logo, é no seu seio, que a criança precisa ter todo amor e carinho.

Por sua vez, a fase posterior à infância também deve ser protegida, afinal, é na adolescência que o ser humano forma a sua personalidade. Nessa fase, um abuso sexual pode resultar em danos mentais que prejudicarão a constituição da personalidade. Perante os argumentos discorridos, é algo gravíssimo o abuso sexual de crianças e adolescentes; para acometer tal problema, é imprescindível que haja um esforço estatal e coletivo e até individual. Estamos distantes de um horizonte seguro para crianças e adolescentes, apesar do progresso no âmbito social, institucional e jurídico, de qualquer forma, o Estado, a sociedade e a família precisam estar rigorosamente vigilantes.

 (Tosta Neto, 18/05/2023)

 

0 comments:

CURTA!