terça-feira, 20 de junho de 2023

GOLPE DO PIX: EX-JORNALISTAS DA TV RECORD SÃO INDICIADOS POR ESTELIONATO E LAVAGEM DE DINHEIRO

Os jornalistas Marcelo Castro e Jamerson Nascimento, além de uma terceira pessoa não revelada, foram indiciados pela Polícia Civil por suposta participação no esquema conhecido como "Golpe do Pix da Record". O trio responderá por estelionato, lavagem de dinheiro e associação criminosa. As informações foram divulgadas nesta terça-feira (20). No total, 14 pessoas estão sendo investigadas, e já foram identificadas 14 vítimas.

Em entrevista coletiva na sede da Polícia Civil, o titular da Delegacia de Repressão a Crimes de Estelionato por Meio Eletrônico (DreofCiber), Charles Leão, responsável pelo caso, não divulgou oficialmente o nome dos suspeitos, mas deu detalhes da investigação.

"Até o presente momento, todas as alegações trazidas pelos investigados não foram alicerçadas por qualquer documento. Isso me dá uma convicção para acreditar nas vítimas, que são pais, mães e pessoas com doenças", revelou o delegado.

As prisões ainda não foram solicitadas, pois o inquérito não está concluído, os investigadores estão apurando a participação das pessoas que cederam as contas que foram usadas no golpe. São 14 suspeitos. O conteúdo da investigação deve ser encaminhado em breve para o Ministério Público.

Até o momento, 61 pessoas foram ouvidas pela Polícia Civil. Ao menos 14 pessoas foram vítimas do esquema que começou em novembro de 2022. O delegado não soube precisar a quantidade de páginas do inquérito, mas o volume tem mais de um palmo de altura.

"A nossa investigação sempre foi pautada pela transparência. Pelo livre acesso a todos os advogados. Os defensores dos investigados já tiveram acesso ao conteúdo da investigação por mais de 10 vezes", ressaltou o delegado.

No dia 3 de maio, o próprio Marcelo Castro foi até a Delegacia de Repressão aos Crimes de Estelionato por Meio Eletrônico (DreofCiber) acompanhado do advogado Marcos Rodrigues. Ainda não se sabe o valor total desviado. No entanto, no caso da doação feita pelo jogador Anderson Talisca, apenas R$ 40 mil dos R$ 109 mil doados foram repassados a mãe de um menino que estava doente.

Marcelo Castro e Jamerson Nascimento trabalhavam no programa Balanço Geral Bahia, da Record/ TV Itapoan, como repórter e diretor, respectivamente. O terceiro indiciado é um amigo deles que, segundo a polícia, era o responsável por conseguir as chaves PIX usadas no golpe. O delegado afirmou que o homem tinha cerca de 50 chaves desse tipo.

*CORREIO

0 comments:

CURTA!