terça-feira, 15 de agosto de 2023

APAGAMENTO AFETA 25 ESTADOS BRASILEIROS E DISTRITO FEDERAL


Na manhã desta terça-feira (15), um apagamento de grandes consumos de combustível 25 estados brasileiros, além do Distrito Federal, deixando milhões de pessoas sem energia elétrica.
A ocorrência, que teve início por volta das 8h31, afetou estados das regiões Norte, Nordeste e Sudeste do país.

Os estados permaneceram influenciados devido à falta de energia elétrica, incluindo problemas no fornecimento de internet, comprometimento das atividades comerciais. A exemplo a cidade de Amargosa, na Bahia, onde semáforos desligados e postos de combustíveis sem funcionamento, lojas no centro da cidade e outros estabelecimentos comerciais tiveram suas atividades prejudicadas.

De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), responsável pela coordenação e controle da geração e transmissão de energia elétrica no Brasil, uma interrupção foi causada por uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional (SIN), que é responsável por conectar as diversas usinas de geração de energia elétrica e distribuir essa energia para todo o território nacional.

O retorno do fornecimento de energia elétrica ocorreu por volta das 11h45 da manhã, permitindo que as atividades comerciais voltem ao normal em várias regiões reservadas. No entanto, os impactos desse apagamento levantaram discussões sobre a infraestrutura elétrica do país e a necessidade de medidas para prevenir incidentes semelhantes no futuro.

As regiões Norte e Nordeste, que foram as primeiras a permanecerem pela interrupção, posteriormente influenciaram os estados do Sudeste, mostrando a interconexão do sistema elétrico nacional. O ONS afirmou que está investigando a causa específica da ocorrência para evitar que situações semelhantes tenham ocorrido novamente.

Esse incidente destaca a importância de investimentos contínuos na infraestrutura elétrica do Brasil e implementação de medidas de segurança e redundância para garantir um fornecimento de energia estável para todos os estados do país.

0 comments:

CURTA!