
Na quarta-feira, 30 de julho de 2025, o governo do ex-presidente Donald Trump formalizou a aplicação da Lei Magnitsky Global contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, por meio de uma ordem executiva do Departamento do Tesouro dos EUA.
A medida inclui o congelamento de bens nos Estados Unidos, proibição de transações com cidadãos e empresas americanas e restrição de visto para Moraes e seus familiares. As sanções são justificadas com base em denúncias de detenções arbitrárias, censura extraterritorial e perseguições políticas, em especial contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.
O texto do Tesouro americano, por meio do Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC), descreve Moraes como líder de uma “campanha opressiva de censura e processos politizados” que afetou cidadãos brasileiros e americanos.
A decisão ocorreu simultaneamente à assinatura de uma tarifa adicional de 50% sobre produtos brasileiros, anunciada também nesta quarta-feira por Trump, como represália às ações judiciais contra Bolsonaro e às políticas de moderação de conteúdo impostas no Brasil.
@davidbritodb 💥🔎 TRUMP QUER MORAES NA LISTA NEGRA DOS EUA 📃 Baseado na Lei Magnitsky, acusam o ministro de censura e perseguição política. 🔥 Clima esquenta entre Brasil e EUA! #Trump #AlexandreDeMoraes #LeiMagnitsky #EUA #Geopolítica #DireitoInternacional ♬ som original davidbritodb

0 comments: