Diversas cidades brasileiras registraram manifestações neste domingo (7) em defesa da anistia, contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e em apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
De acordo com levantamento da Universidade de São Paulo (USP) em parceria com outras instituições, os atos reuniram 42,2 mil pessoas na Avenida Paulista, em São Paulo, e 42,7 mil na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, totalizando quase 85 mil manifestantes.
Entre os discursos mais repercutidos em São Paulo estiveram os do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), do pastor Silas Malafaia e da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. No Rio, destacaram-se as falas do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e do vice-presidente da Câmara, Altineu Côrtes (PL-RJ).
A mobilização ocorre na mesma semana em que o STF retoma o julgamento do ex-presidente Bolsonaro, acusado de tentativa de golpe de Estado. Alexandre de Moraes é o relator do caso e o primeiro a votar na sessão desta terça-feira (9). A expectativa é de que a decisão final saia até sexta-feira (12).
Além da anistia, os manifestantes pediram o impeachment de Moraes. O líder do PL na Câmara, deputado Sóstenes Cavalcante (RJ), criticou o ministro e cobrou que o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), paute o pedido de afastamento já protocolado pela oposição com 41 assinaturas.
Parlamentares e governadores ligados à direita pretendem intensificar a pressão em Brasília nesta semana para que o projeto de anistia seja votado no Congresso. A proposta, ainda não protocolada, prevê perdão a condenados, processados ou investigados desde março de 2019, início do inquérito das fake news no STF, podendo beneficiar também Jair Bolsonaro.

0 comments: