quinta-feira, 23 de outubro de 2025

DONOS DE AUTOESCOLAS PROTESTAM EM SALVADOR CONTRA MUDANÇAS NA CNH

Donos e funcionários de autoescolas realizaram um protesto na Avenida Paralela, em Salvador, na manhã desta quinta-feira (23/10) contra o fim dessas empresas a partir de uma decisão do Governo Federal, retirando a obrigatoriedade do serviço para emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Devido ao ato, que ocupou duas faixas da via, o trânsito na avenida mais importante da cidade ficou congestionado. Os manifestantes partiram do Parque de Exposições, em direção ao Centro Administrativo (CAB). De acordo com informações do aplicativo Waze, às 8h, o congestionamento se iniciava após o Wet e seguia até as imediações do CAB.

Conforme apuração do Informe Baiano, os manifestantes reclamam da queda na busca pelo serviço de autoescolas, que tem impactado na manutenção de funcionários e na permanência das empresas. Além disso, de acordo com informações do Sindicato dos Instrutores e Empregados em Centros de Formação Automotores do Estado da Bahia (Siepae), a mobilização busca “chamar a atenção para que o poder público veja que a medida pode gerar o fim de mais de 300 mil empregos no Brasil.

Na última visita do presidente Lula à Bahia, durante a inauguração da fábrica da BYD, em Camaçari, a categoria se reuniu em frente à unidade fabril e realizou um protesto sobre o tema.

Nos últimos dias, o Ministério dos Transportes divulgou o passo a passo do processo para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) sem a necessidade de autoescola. A proposta, passa por consulta pública, e tem o objetivo, de acordo com a União, facilitar o acesso à CNH. As informação são do portal Informe Baiano.

O prazo para enviar sugestões está aberto até 2 de novembro de 2025. Basta acessar o Participa + Brasil e acessar a consulta desejada. As mudanças atingem tanto a categoria de moto quanto a de carros, além das focadas em transporte de carga e passageiros.

0 comments:

CURTA!