Agricultores ligados à cadeia produtiva do cacau realizaram, na manhã desta segunda-feira (26), uma manifestação que resultou na interdição de um trecho da rodovia BA-120, entre os municípios de Gandu e Ibirataia, no sul da Bahia.
A mobilização foi motivada pela forte desvalorização da arroba do cacau, apontada pelos produtores como consequência direta do aumento das importações de amêndoas oriundas de países africanos por indústrias moageiras instaladas no Brasil.
Durante o ato, manifestantes utilizaram pneus e pedaços de madeira em chamas para bloquear a via, interrompendo o tráfego por volta das 11h. Além do trecho entre Gandu e Ibirataia, o bloqueio também comprometeu o acesso aos municípios de Nova Ibiá e Apuarema.
A manifestação integra uma série de protestos organizados pela categoria em diferentes pontos da região. No domingo (25), produtores já haviam interditado a BR-101, na altura do distrito de Itamarati, no município de Ibirapitanga. Para esta quarta-feira (28), está programado um grande ato no município de Ilhéus.
Em posicionamento divulgado à imprensa, a Associação do Vale das Três Barras afirmou que a importação de cacau proveniente de países com baixos padrões de proteção social e trabalhista “desvaloriza o trabalho do produtor rural e ameaça a sustentabilidade do campo”.
Atualmente, a arroba do cacau está sendo comercializada por cerca de R$ 250, valor que representa uma queda significativa em relação aos meses anteriores. Em 2024, o produto chegou a alcançar aproximadamente R$ 1.200 por arroba, evidenciando o impacto econômico enfrentado pelos produtores.

0 comments: