segunda-feira, 28 de maio de 2018

AMARGOSA: PREFEITURA CONTRATA EMPRESA DE LIMPEZA URBANA POR R$ 4.4 MILHÕES E REDUZ VAGAS DE EMPREGO
A Prefeitura de Amargosa contrata empresa de limpeza urbana para atuar no município no valor anual de R$ 4.400.000,00 (quatro milhões e quatrocentos mil reais). A contratação é referente ao Pregão Eletrônico edital Nº 014/2018, realizado dia 4 de abril de 2018. A empresa vencedora do certame é a A & S Construtora e Serviços LTDA, sediada no município de Itabuna-BA.


Conforme o edital,  o novo serviço contratado não é mais de  Coleta Seletiva, reduzindo também o número de trabalhadores que dentre os 164 (8 motoristas + 156 catadores) que atuavam na cidade como Agentes Socioambientais da Associação de Catadores e Catadoras de Material Reciclável de Amargosa, (ASSORECICLA). A redução das vagas de trabalho se presume ser em função do uso de varredeiras mecânicas, e também 2 caminhões compactador de lixo, passando a ser apenas 108 garis, reduzindo em 56 o número de vagas de emprego em Amargosa. Segundo informações de associados que não foram escolhidos para compor o quadro de funcionário do novo modelo,  até o momento o prefeito não discutiu e não diz qual será o destino o projeto de coleta seletiva

O valor global pago pela Prefeitura de Amargosa a ASSORECICLA nos 12 meses do ano passado foi de R$ 2.484.169,93 (dois milhões, quatrocentos e oitenta e quatro mil, cento e sessenta e nove reais ), 70% menor comparado ao valor contratado hoje, que é de R$ 4.4 milhões. 

ASSORECICLA prestou um relevante serviço, e único no Vale do Jiquiriçá, de fevereiro de 2015 a maio de 2018 no município de Amargosa. Transformando a vida de pessoas que moravam lixão, e  apoiando a justiça na recuperação de ex-viciados e ex-presidiários. No que se refere a parte ambiental, a Coleta Seletiva impediu o descarte de  641 toneladas (plásticos ,papelão, metal e vidro) gerando uma receita de R$ 324.383,00, que foi rateado entre os catadores.

quadro de vagas/ EDITAL












sexta-feira, 31 de julho de 2020

 AMARGOSA: VEREADORES DE OPOSIÇÃO REPUDIAM "FALAS REPUGNANTES" DO PREFEITO

Vereadores de oposição em Amargosa, após sofrerem críticas e acusações, ventiladas via áudio no WhatsApp pelo prefeito Júlio Pinheiro (PT), emitiram a seguinte nota:

Chegou ao conhecimento dos vereadores da oposição Viviane Santana, Oldaque Maia, Marcos Paulo, Diego Mercês, Luís Antônio, Val Cintra, Miguel Silva e Xuxa as repugnantes falas do gestor municipal e de alguns colegas edis que, inclusive, não costumam vir a público e nem prestar contas de seu mandatos, que nós – os vereadores da oposição – estamos impedindo à gestão pública municipal de trabalhar.
Nos parece que o Sr. Prefeito é tomado por esquecimento do papel e da importância da oposição e do Poder Legislativo na fiscalização dos atos do Executivo. Infelizmente, sua atitude de ditador, parece querer colocar a população de Amargosa contra os Vereadores que realmente cobram e fiscalizam sua gestão.
  O Prefeito segue um caminho equivocado nas tentativas de colocar à população contra vereadores e de tentar criar uma narrativa inverídica em proveito próprio. Passamos a apresentar a verdade dos fatos:
1º - O Projeto de Lei que trata do Lixo de Amargosa chegou ao Legislativo, inicialmente, solicitando um montante de 3 milhões de reais. Cumprindo o nosso papel de fiscais, solicitamos ao gestor informações técnicas sobre esse vultoso valor. A resposta do Executivo foi um reajuste para 2,7 milhões de reais. Não conformados com essa resposta, nossa bancada, fez um pente-fino nas contas relacionadas com à limpeza pública e a gestão do lixo e para nossa surpresa estava lá um saldo positivo no valor de 2,4 milhões de reais. Ora, com um valor em caixa tão alto qual seria a necessidade de mais recursos? Mais uma vez, solicitamos informações ao gestor municipal, que nos respondeu que esse valor eram royalties e que ele não gastaria com o lixo, teria sido uma previsão equivocada de receita;
2º - Ora, não conformados com essa resposta do Executivo – atitude que deve ser de qualquer amargosense consciente e de um Legislativo responsável – emendamos o Projeto de Lei enviado pelo prefeito com a seguinte justificativa: a Câmara autoriza o prefeito a retirar o valor que estava na fonte de recurso presa (2,4 milhões de reais) para sua utilização livre na limpeza urbana e na gestão do lixo;
3º - O prefeito, não conformado, vetou nossa emenda com a justificativa que Resolução do Tribunal de Contas dos Municípios – TCM proibia ao gestor suprir a falta de recurso de uma conta diferente para outra;
4º- Ele ingressou na Justiça para exigir dos vereadores a autorização para obter o tão almejado recurso. O prefeito perdeu na Justiça! O juiz entendeu que o Legislativo, cumprindo seu papel de criar leis e fiscalizar, teria plena autonomia de autorizar ou não a suplementação exigida pelo Prefeito.
Restabelecendo a VERDADE, nós vereadores da oposição, apresentamos às razões de nossa emenda ao Projeto de Lei. Somos conscientes do papel de fiscais revestidos pela força do voto do povo de Amargosa, de modo que não retrocedemos um só passo pela tentativa sórdida do Prefeito de tentar macular a importância, o valor e a autonomia do Poder Legislativo de Amargosa.
Saiba, Prefeito, que se for o respeito ao bom diálogo e a verdade, terá dos vereadores da oposição parceiros para construção de uma Amargosa mais justa e sustentável. Mas, se seu caminho for o tumulto e a falta de transparência saiba também que aqui estão vereadores que sabem fazer uma oposição séria e responsável. 
Amargosa, 31 de Julho de 2020.

segunda-feira, 26 de outubro de 2020

AMARGOSA: ACÚMULO DE ENTULHO, FALTA DE CAPINA E LIXÃO ASSUSTAM POPULAÇÃO

Recorrentemente moradores de Amargosa manifestam a insatisfação com o acúmulo de entulhos e falta de capina nas ruas da cidade. Moradores do bairro São José (Cajueiro) em Amargosa, também vêm sofrendo com a ausência de manutenção das vias públicas, conforme mostra as imagens, enviadas para nós por um leitor que reside próximo a Igreja de São José.


Aterro Controlado

Com produção mensal de toneladas de lixo, a cidade de Amargosa vem assistindo seu aterro controlado, implantado junto com a coleta seletiva, ser transformado outra vez em lixão, após seis meses da substituição do serviço de coleta seletiva, conforme optou o prefeito Júlio Pinheiro (PT). Na ocasião o Outro Olhar retratou em matéria de 2010: "AMARGOSA: PREFEITURA CONTRATA EMPRESA DE LIMPEZA URBANA POR R$ 4.4 MILHÕES E REDUZ VAGAS DE EMPREGO"O aterro fica às margens da BA-046, estrada que liga Amargosa a Milagres. 

O município de Amargosa atendeu, sob a determinação da ex-prefeita Karina Silva, entre os anos de 2014 a 2016, a exigência estabelecida na Política Nacional de Resíduos Sólidos, sob a Lei 12.305/2010, para que todos os municípios desenvolvam Programas Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. 

terça-feira, 20 de novembro de 2018

AMARGOSA: RETROCESSO NA POLÍTICA DE MEIO AMBIENTE E SAÚDE PÚBLICA

Com produção mensal de toneladas de lixo, a cidade de Amargosa vem assistindo seu aterro controlado, implantado junto com a coleta seletiva, ser transformado outra vez em lixão, após seis meses da substituição do serviço de coleta seletiva, conforme optou o prefeito Júlio Pinheiro (PT). Na ocasião o Outro Olhar retratou em; "AMARGOSA: PREFEITURA CONTRATA EMPRESA DE LIMPEZA URBANA POR R$ 4.4 MILHÕES E REDUZ VAGAS DE EMPREGO", matéria publicada em 28 de maio de 2018. O aterro fica às margens da BA 046, estrada que liga Amargosa a Milagres. 

O município de Amargosa atendeu, sob a determinação da então prefeita Karina Silva (PSB), entre os anos de 2014 a 2016, a exigência estabelecida na Política Nacional de Resíduos Sólidos, sob a Lei 12.305/2010, para que todos os municípios desenvolvam Programas Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. A implantação do Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos em Amargosa, tinha entre suas etapas, processo de triagem na coleta seletiva na rua, setorizar o lixo em valas distintas,  separando lixo doméstico e entulho;  eram algumas das medidas que garantiam que o espaço funcionasse como um aterro controlado, medidas estas que já não são mais adotadas, em função da substituição do serviço de coleta seletiva. O vereador  do município de Amargosa, Oldaque Maia (PPS), realizou a divulgação de fotos via redes sociais nesta segunda-feira (19) evidenciando a situação lastimável do local, que cabe afirmar, o que era um aterro controlado, está regredindo ao status de lixão.   

Dentre os possíveis impactos gerados pelos lixões, pode-se destacar os descritos pelo teórico Batista et. al. (2010), dentre os quais afetam as esferas ambiental, sanitária, econômica e social. Ambientalmente, os lixões produzem impactos como degradação da paisagem natural; contaminação das águas superficiais e subterrâneas; contaminação do solo; depreciação da qualidade do solo, por meio de redução do processo de infiltração e danos à microbiota; pressão sobre microhabitats da fauna terrestre, por meio da atração de espécies exóticas; além de supressão da vegetação local. 

segunda-feira, 9 de março de 2020

"LIMPEZA PÚBLICA EM AMARGOSA ESTÁ UM DESASTRE", RECLAMA MORADOR
Moradores de alguns bairros em Amargosa, tem questionado em redes sociais e na rádio local, o serviço público de limpeza urbana da cidade. Alguns reclamam a falta da coleta de entulhos, outros do recolhimento do lixo, e até a falta do serviço de capinagem. “Tem várias semanas que a rua tá cheia de entulho, e ninguém toma providências, Amargosa está um desastre na limpeza pública.”, alegou a morador que preferiu não ser identificar. Em outro caso, segundo a moradora, a equipe "ao retirar o lixo acaba deixando a sujeira cair, ficando resíduos para traz, que se espalham pelas ruas”, contou. “O que fica difícil para nós e que a gente paga. Se fosse algo que não pagássemos, eles tinham o direito de deixar o lixo por conta dos próprios moradores, mas já que a gente paga, pedimos para que o serviço seja feito conforme foi estabelecido”, finalizou. Outro registro da precariedade do serviço, foi divulgado pelo presidente da Câmara de Vereadores de Amargosa, o vereador Marquinhos da Saúde, que em visita ao bairro do Rodão, constatou fato análogo, e fez também questionamentos, conforme segue abaixo;

segunda-feira, 5 de novembro de 2018

AMARGOSA: MORADORES DA URBIS 2 SOFREM COM ACÚMULO DE LIXO EM VIA PÚBLICA
Os moradores do bairro Urbis 2, em Amargosa, estão sofrendo com o acúmulo de lixo ao lado da área de lazer das crianças da localidade. A limpeza urbana é de responsabilidade da Prefeitura Municipal de Amargosa. O acúmulo de lixo na rua tem causado, com frequência, transtornos à população como mal cheiro, doenças em crianças, ratos entre tantos outros insetos. 

Moradores do bairro encaminharam o registro em foto, para o Outro Olhar, a imagem evidencia a situação de calamidade.  O morador ainda criticou o serviço público de limpeza no bairro, e suplicou por providências. 

segunda-feira, 1 de junho de 2026

AMARGOSA: EMPRESA DE LIMPEZA URBANA ENCERRA ATIVIDADES E PEGA SERVIDORES DE SURPRESA

Na manhã desta segunda-feira, 1º de junho, os funcionários responsáveis pela limpeza pública do município de Amargosa foram surpreendidos com a notícia do encerramento das atividades da empresa terceirizada para a qual prestavam serviços.

A prestadora de serviço, que era contratada pela Prefeitura Municipal, está sendo substituída a partir de hoje. A transição pegou os servidores de surpresa, que iniciaram o dia sem avisos prévios claros sobre o futuro imediato dos contratos de trabalho.

Até o fechamento desta nota, maiores detalhes sobre os motivos do desligamento da empresa ou o nome da nova prestadora que assumirá o serviço essencial na cidade ainda não foram divulgados de forma oficial.

Acompanhe as atualizações:

Estamos em busca de posicionamentos oficiais da Prefeitura de Amargosa e do sindicato da categoria para trazer novos detalhes sobre os direitos trabalhistas dos profissionais e a continuidade da coleta de lixo no município.



segunda-feira, 22 de junho de 2026

ACÚMULO DE LIXO E ENTULHO GERA RECLAMAÇÕES NO LOTEAMENTO SANTO ANTÔNIO

 

Moradores do Loteamento Santo Antônio, em Amargosa (BA), procuraram a redação do Outro Olhar para denunciar a situação crítica de limpeza urbana no bairro. Segundo os residentes, a coleta de lixo está irregular e há um acúmulo expressivo de entulhos e resíduos descartados de forma inadequada em vias públicas.

Além da questão estética, a comunidade relata preocupação com a proliferação de vetores e o comprometimento da mobilidade nas calçadas. Os moradores cobram da Secretaria de Infraestrutura da Prefeitura de Amargosa um cronograma urgente de limpeza e a regularização da coleta de lixo na localidade.

O Outro Olhar mantém o espaço aberto para que a prefeitura se manifeste sobre o plano de ação para a limpeza do Loteamento Santo Antônio.


sexta-feira, 22 de março de 2019

MUNICÍPIO DE ELÍSIO MEDRADO IMPLANTA COLETA SELETIVA EM  "PROJETO CIDADE SUSTENTÁVEL - LIXO ZERO"
Na manhã de ontem, 21 de Março, a Prefeitura Municipal de Elísio Medrado através da Secretaria de Administração, realizou a entrega do fardamento e equipamentos de proteção individual para os servidores de limpeza pública. Sob a determinação do prefeito Robsom Souza, para cumprir a Lei Trabalhista, visando dar mais segurança no desenvolver de suas atividades diárias.
Os servidores da limpeza urbana receberam uniforme completo: calça, camisa, boné, par de bota, luva, óculos e demais equipamentos de proteção individual (EPI’s) de fundamental importância.
Além disso, foi realizado a entrega dos carrinhos móveis (para lixo orgânico e reciclável) e os carrinhos fixos que ficarão em locais de maior fluxo da nossa cidade. Essa iniciativa faz parte do "Projeto Cidade Sustentável - Lixo zero", implantada recentemente pela administração, aonde prevê o esgotamento do lixo e do aterro sanitário através da coleta seletiva em sua totalidade e reciclagem dos resíduos (vidro, metal, plástico, papelão e demais materiais).
Outra novidade, é que esse materiais reciclados além de contribuírem para uma cidade mais sustentável, irão gerar renda para os profissionais que realizarão a coleta.

terça-feira, 20 de novembro de 2018

POLÍCIA CIVIL DE AMARGOSA DEFLAGRA A OPERAÇÃO ALAMBIQUE LEGAL

A Polícia Civil de Amargosa deflagrou no dia de hoje, 20/11/18, a Operação “Alambique Legal” e cumpriu mandados de busca e apreensão em alambiques e depósitos de aguardentes de cana, na zona urbana e rural de Amargosa.

A investigação se iniciou há 03 (três) meses, quando foi observada a venda num supermercado na Cidade de Amargosa uma cachaça com o nome “RIACHÃO” – CACHAÇA DE ALAMBIQUE, sem numeração de registro. Logo os investigadores da Delegacia de Amargosa descobriram o local de produção, armazenamento e distribuição do produto, confeccionando relatório de investigação, que embasou a representação pelas buscas e apreensão feita pelo Delegado de Polícia e deferida pelo Juiz Criminal.

A verdadeira cachaça “Riachão” é produzida na Cidade de São Felipe desde o ano de 1969 e possui os registros e licenças necessárias. A cachaça falsificada, estava sendo produzida e comercializada há alguns anos por Yhan Fábio de Oliveira Andrade, o qual não possui nenhum registro nem no Ministério da Saúde, nem no Ministério da Agricultura, tampouco nos órgãos públicos Estaduais e Municipais. 

A produção estava sendo realizada em alambiques nos povoados de Pau Ferro e Ribeirão do Cupido, já o armazenamento e engarrafamento estava sendo feito numa residência, improvisada como depósito de bebida alcoólica, no bairro da Katyara. O engarrafamento era feito em garrafas de vodka e os rótulos foram produzidos numa gráfica em Santo Antônio de Jesus. Durante as buscas, se observou que o local estava fora dos padrões de armazenamento, limpeza e higiene exigidos. Os alambiques também não possuem dornas de fermentação, sacarímetro, alcoômetros, filtro para partículas sólidas, dentre outros equipamentos mínimos exigidos. 

A cachaça falsificada estava sendo vendida em várias cidades da região como Santo Antônio de Jesus, Laje, Varzedo, Santa Inês, dentre outras. A Polícia Civil enviou amostras da cachaça para perícia, a fim de descobrir se a coloração escura era adquirida de forma natural, com o envelhecimento pelo tempo, ou com colocação de produtos químicos. 

O acusado irá responder a Inquérito Policial em liberdade.
FONTE: POLÍCIA CIVIL

segunda-feira, 28 de maio de 2018

AMARGOSA: PREFEITURA APRESENTA NOVA EMPRESA CONTRATADA PARA REALIZAR  A LIMPEZA URBANA
Aconteceu hoje pela manhã a apresentação da nova empresa de limpeza pública do município: a A&S. Ela será responsável pela varrição, coleta, entulho, poda e outros serviços congêneres da nossa cidade. E a empresa já chegou chegando! Os garis, coletores e todos os funcionários da A&S agora terão seus direitos trabalhistas garantidos e serão equipados com toda segurança necessária para realização dos serviços. 
FONTE: PMA

quarta-feira, 13 de junho de 2018

AMARGOSA: MORADORES RECLAMAM DO DESCASO NA LIMPEZA PÚBLICA, POR MEIO DE REDES SOCIAIS
Nos últimos dias têm aumentado o número de manifestações de insatisfação, partindo de moradores de Amargosa, referente ao serviço básico de infraestrutura (coleta de lixo, retirada de entulho, buracos em vias rurais e urbanas). Estas reclamações ao poder público municipal estão presentes nas redes sociais.
As redes sociais vêm se firmando como espaço para manifestar reivindicações no contexto democrático.
Confira algumas das reclamações de populares:

Moradores da Catiara reclamam de buracos em via urbana



RECLAMAÇÃO DE MORADORES DE CORTA-MÃO



Loteamento  Vade Rosa


Loteamento Santo Antonio

terça-feira, 1 de outubro de 2024

AMARGOSA: MORADORES PEDEM LIMPEZA EM RUA TOMADA POR LIXO


Os moradores da Rua Antônio Santos, localizada no bairro da Sucupira, estão clamando por uma intervenção imediata das autoridades devido ao acúmulo de lixo e entulho na área. O descarte irregular não apenas

contribui para a emissão de gases do efeito estufa, mas também provoca a poluição do solo e da água, contaminando o ambiente e afetando a qualidade de vida local. Além disso, a situação tem levado à proliferação de doenças e aumentado o risco de alagamentos durante o período de chuvas. 

A população local tem feito constantes denúncias, destacando os perigos para a saúde pública e o meio ambiente. Eles exigem que medidas urgentes sejam tomadas, como a remoção adequada do lixo e uma fiscalização mais rigorosa para evitar que o problema continue a crescer. A situação atual agrava a degradação ambiental, prejudicando o bem-estar dos moradores e a infraestrutura urbana.

Manter nossas ruas limpas é cuidar da nossa saúde e do meio ambiente; evite o descarte de lixo e entulho nas vias públicas.

*Vale FM

CURTA!