quinta-feira, 29 de março de 2018

Há mensagens secretas em A Última Ceia, de Da Vinci?


PRESENÇA FEMININA
Para começar, uma das teorias mais famosas: ao lado de Jesus, estaria não João, mas sim Maria Madalena, que seria sua esposa e mãe de seu filho (cuja linhagem existiria até hoje). Os traços femininos da figura denunciariam isso. Essa teoria foi apresentada inicialmente nos anos 1960 pelo francês Pierre Plantard e expandida no livro O Santo Graal e a Linhagem Sagrada, de 1982. Recentemente, ganhou fama ao ser utilizada na obra de ficção O Código Da Vinci, de Dan Brown.

CADÊ O CÁLICE


Outro ponto que chama a atenção é a ausência de cálice na mesa. Apenas copos são representados. Na teoria de Dan Brown, o cálice estaria representado no vão entre Jesus e Maria Madalena. Esse vão traria a forma de um cálice ou um útero, o ventre sagrado que carregaria a descendência de Cristo na Terra.

OS PROTETORES
Ainda segundo Plantard e O Santo Graal…, existiria uma organização secreta desde a Idade Média conhecida como Priorado de Sião, cuja principal função seria a de proteger a linhagem de Cristo, iniciada a partir de sua união com Maria Madalena. A organização contaria com algumas das mentes mais brilhantes da história em suas linhas. Entre elas estariam Isaac Newton e o próprio Leonardo da Vinci.

OBJETO SUSPEITO


A faca na mão de Pedro é um dos pontos mais controversos: afinal, ela parece totalmente fora de quadro quando se olha a composição da obra. Javier Sierra, autor do livro A Ceia Secreta, afirma que essa seria uma crítica direta ao papa Alexandre 6º, inimigo político do duque de Milão. Nessa visão, Pedro, que foi o primeiro papa, seguraria a faca, representando a traição do papa Alexandre 6º contra os valores católicos.

O ACUSADOR
A postura de Pedro ainda tem outro ponto polêmico. Sua mão aparece apontando para Jesus com o dedo em riste de maneira ameaçadora, o que indicaria a vontade de cortar o pescoço do apóstolo João ou o de Maria Madalena. A presença da mulher no grupo incomodaria os outros seguidores do Mestre, por isso a ameaça. Essa mão ainda poderia ser um ataque a João, que era um apóstolo bem próximo a Jesus.

AUTO-HOMENAGEM?


O rosto do apóstolo Judas Tadeu se parece muito com esboços que Da Vinci fez de seu próprio rosto em sua vida. Assim, o pintor poderia estar se autorrepresentando na obra. Essa teoria ainda pode se ligar com a da astrologia, uma vez que Leonardo era do signo de Touro. Tadeu representaria justamente esse signo, vindo logo após Áries.

DOZE CASAS


Uma teoria diz que Da Vinci teria representado os 12 signos nos apóstolos. Na ponta esquerda estaria Bartolomeu representando Peixes, o último signo, enquanto na ponta direita estaria Simão, representando Áries, o primeiro. Vale lembrar que era tradição do pintor escrever de maneira invertida, da direita para a esquerda, assim como os signos foram representados na obra.

Por outro lado…

Não há evidências que comprovem mensagens.
A Última Ceia é uma das obras mais mal conservadas de Da Vinci. Construída no refeitório de um convento, ela sofreu infiltrações e seu prédio foi bombardeado na 2ª Guerra Mundial. Uma alteração de autoria anônima foi feita sobre a pintura – uma porta que esconde os pés de Cristo. Com tantas restaurações, algumas malsucedidas, fica difícil saber exatamente o que foi criado por Da Vinci.
– Não há nenhum embasamento histórico para as teorias incitadas por Plantard e continuadas no livro O Santo Graal e a Linhagem Sagrada. A obra é considerada pseudohistórica e sem nenhuma grande prova que a suporte. Além disso, não há qualquer indício na biografia de Da Vinci de que ele teria participado desse movimento.
– Não existe nenhuma prova concreta de que Jesus teve filhos ou de que haveria uma sociedade secreta para proteger essa linhagem, grande teoria proposta por Dan Brown. O Código Da Vinci é, aliás, um livro de ficção.
– Até onde se sabe, o Priorado de Sião foi fundado apenas na década de 1950 e contava com um objetivo muito diferente, de restituir os valores católicos na sociedade francesa.
– Era comum no Renascimento que homens fossem pintados com traços delicados.
– Da Vinci estudou astronomia. Mas nada indica que conhecesse os 12 signos.

 (Fonte: Mundo Estranho)

0 comments:

CURTA!