sexta-feira, 4 de março de 2022

SECRETÁRIO DA OTAN DESCARTA ENTRAR NA UCRÂNIA: ‘NÃO QUEREMOS UMA GUERRA TOTAL’

Jens Stoltenberg, secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), descartou nesta sexta-feira, 4, a possibilidade de a Otan enviar tropas para a Ucrânia, sob ataques de militares da Rússia há nove dias.

“Não podemos envolver mais países e tornar o conflito entre a Ucrânia e a Rússia uma guerra total”, afirmou Stoltenberg. “Nessa hipótese, haveria mais mortes de civis”, observou, ao defender ampliar sanções contra a Rússia.

Stoltenberg disse que a Otan entende o desespero da Ucrânia, mas, para mitigar a tensão, a estratégia é a diplomacia, segundo ele. “Estamos mantendo aberto o caminho diplomático com a finalidade de terminar essa crise.”

O secretário-geral afirmou que o mundo não será mais o mesmo depois do que está ocorrendo na Ucrânia. De acordo com Stoltenberg, trata-se de um embate que envolve autoritarismo e democracia, em que apenas um vai prevalecer.

Stoltenberg ressaltou o envio de tropas militares para países-membros da Otan. “Estamos mais juntos que nunca”, garantiu. “Faremos tudo o que é preciso para defender cada centímetro do território que pertence à Otan.”

Nono dia de ataques na Ucrânia

Forças militares russas tomaram a maior usina nuclear da Europa na madrugada de hoje. A unidade fica em Zaporizhzhia, no sudeste da Ucrânia. Segundo a administração regional, houve um incêndio na unidade depois de um ataque russo. Três soldados ucranianos foram mortos. O fogo já foi controlado. A Administração Militar Regional ucraniana informou que há danos em um reator, mas isso não afeta a segurança da unidade de energia nuclear.

*Revista Oeste

0 comments:

CURTA!