terça-feira, 6 de setembro de 2022

SALVADOR PODE SER DECISIVA NA ELEIÇÃO AO GOVERNO DA BAHIA

Com quase 2 milhões de eleitores, a capital baiana pode ser decisiva na eleição ao governo da Bahia. Levantamento feito pela Tribuna aponta que, desde 2006, ou seja, há 12 anos, quem venceu em Salvador conquistou o Palácio de Ondina. A última vez que o governador eleito perdeu na principal cidade do estado foi em 2002. Naquele ano, Paulo Souto (na época, PFL, hoje União Brasil) saiu vitorioso nas urnas, mas foi derrotado em Salvador por uma diferença de 220 mil para Jaques Wagner (PT), segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

De acordo com os dados da Corte Eleitoral, naquele pleito, Paulo Souto teve, na capital baiana, 36,63% dos votos, já Jaques Wagner obteve 56,93%. De 2006 para cá, o PT sempre ganhou em Salvador, e, consequentemente, conquistou o governo da Bahia. Foi, na eleição de 2014, que teve a briga mais acirrada pelos votos soteropolitanos. Uma diferença de só 10 mil. Rui Costa (PT) foi eleito governador naquele com 42,04% dos votos válidos contra 41,20% de Paulo Souto.

Já a maior diferença ocorreu no pleito de 2010. Embora Rui Costa seja soteropolitano e tenha feito enormes investimentos na capital baiana, Wagner conseguiu ter um desempenho melhor do que o atual governador. Há 12 anos, Wagner foi reeleito governador com 64,29% dos votos válidos de Salvador contra 14,91% de Paulo Souto.

Já Rui Costa foi reconduzido a governador com 72,23% - a mais alta votação na capital dos últimos 20 anos – contra 23,62% do então candidato do DEM (hoje União Brasil), o ex-prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo. Ontem, em entrevista à imprensa, Rui Costa disse ter certeza de que o candidato petista Jerônimo Rodrigues vencerá nos dois maiores colégios eleitorais da Bahia – Salvador e Feira de Santana. Disse ainda que o candidato do União Brasil, ACM Neto, que é ex-prefeito da capital baiana, vai “perder feio” nas duas cidades. 

“O povão da favela não vai votar nessa dupla de milionários que só pensa em si (...) As pessoas querem votar no candidato de Lula, no candidato de Rui, no candidato que vai continuar o trabalho”, acrescentou. 

Casado com a candidata a vice-governador Ana Coelho (Republicanos), o deputado estadual Tiago Correia (PSDB) reagiu à fala de Rui Costa. “Sabíamos que ele realmente não conhecia bem o interior da Bahia, mas sobre as maiores cidades, nós achávamos que ele tinha um mínimo conhecimento, isso é preocupante. Rui não conseguiu ganhar em Feira nem quando ele foi reeleito em 2018, não será agora que o candidato plano C dele vai”, disse o tucano. “O povo de Salvador sabe reconhecer seu maior gestor. Melhor prefeito do Brasil por oito anos consecutivos, Neto terá uma frente ampla na capital e na região metropolitana. Salvador dará a maior votação da história para um governador”, emendou. 

0 comments:

CURTA!