domingo, 12 de março de 2023

PREMIER LEAGUE: A NBA DO FUTEBOL? (TOSTA NETO)

É notório que a NBA é a melhor competição de basquete do mundo. Curiosamente, tal competição supera até o campeonato mundial deste esporte. Diante do crescimento qualitativo da Premier League, o fenômeno da NBA pode repetir-se no futebol? De antemão, a resposta não é tão simplória, porém não fugiremos de efetuar uma reflexão. Salientemos que o artigo em questão ficará restrito ao âmbito dos clubes.

A cada ano, o Campeonato Inglês evolui, ficando cada vez mais difícil a repetição do Big Six (Liverpool, Manchester United, Chelsea, Arsenal, Manchester City e Tottenham) na classificação final. Times considerados de segundo escalão estão mais presentes nas primeiras colocações; façamos uma menção especial ao Leicester que atingiu o título na temporada 2015-2016.

No geral, os clubes da Premier League recebem altos investimentos, fator que possibilita o advento de grandes jogadores, os quais, sentem-se também atraídos pelo salário pago em Libra Esterlina, moeda mais valorizada que o Dólar e o Euro. Ademais, toda rodada tem várias partidas interessantes e as equipes da parte inferior da tabela impõem muitas adversidades aos times mais fortes. Não esqueçamos da inconteste qualidade de jogo: passes bem executados, intensidade física exacerbada e destreza na aplicação tática.

Prezado Amante do Futebol, não podemos delinear a Premier League como uma competição maior que a Champions League, pois esta última tem uma aura especial que “sacraliza” aqueles que a conquistam, em contrapartida, o Campeonato Inglês talvez tenha uma dinâmica de jogo mais insana, sendo uma empreitada dificílima o alcance do título. Por ser uma competição de pontos corridos, a regularidade é imprescindível, cuja condição dilui a influência da imprevisibilidade, a qual, é um quesito de maior peso nos torneios eliminatórios. De qualquer forma, entre as ligas nacionais, a Premier League já pode ser considerada a NBA do esporte mais popular do planeta.

(Tosta Neto, 12/03/2023)

 

0 comments:

CURTA!