quinta-feira, 13 de abril de 2023

BAHIA: CRESCE APOIO À CPI DO MST NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA 

A CPI do MST, protocolada na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), atingiu o número de 30 assinaturas físicas. A informação foi confirmada pelo deputado estadual Leandro de Jesus (PL), autor da proposta. O número é suficiente para que a Mesa Diretora acolha o pedido e dê início às investigações. 

"Conseguimos assinaturas mais do que suficientes. Passamos de 30 assinaturas físicas e 28 assinaturas eletrônicas confirmadas. O Parlamento, no exercício da sua liberdade, nas suas regiões, cada deputado, a vontade é que essa CPI seja instalada. Nós precisamos discutir o que está acontecendo na Bahia. Por que esse movimento tem utilizado de tanta violência para atingir as famílias?", sinaliza Leandro, que convocou uma coletiva de imprensa na tarde de ontem para fazer um balanço do caso. 

O objeto principal da investigação, caso seja acolhida, será a acusação de produtores rurais de uma suposta ligação do Governo da Bahia com o MST. A CPI conta com a assinatura do presidente da Casa, Adolfo Menezes (PSD), que é aliado da gestão estadual. 

"Não me surpreendeu tanto [a assinatura de Adolfo]. Em duas situações recentes, ele manifestou no Plenário de maneira dura ser contrário às invasões. Em entrevistas, ele reafirmou o posicionamento nesse sentido. Talvez, o que tenha me surpreendido foi ele ser presidente da Casa e ter assinado. Mas o posicionamento não surpreende", declarou Leandro. 

Em entrevista à rádio Salvador FM, o governador Jerônimo Rodrigues (PT), que está em missão oficial na China, falou sobre a possibilidade de instalação de Comissão.  “Sempre tratei a Assembleia com a autonomia necessária. Sobre este tema, eu faço questão de chamar atenção: a gente não pode, na condição de governo, de ter postura irresponsável, nós não podemos ser irresponsáveis. Os extremos não podem atrapalhar a vida de ninguém. Eu tenho a expectativa de que a gente possa se juntar. Respeitando a autonomia da Assembleia, peço que os movimentos e os empresários, estabeleçam um pacto. No retorno procurarei entender. O que couber ao governador a fazer, vou fazer, mas aquilo que couber à Assembleia, aos movimentos e à Justiça, precisaremos sentar à mesa”, disse Jerônimo. 

ADOLFO SE PRONUNCIA -  Adolfo Menezes afirmou que irá encaminhar o projeto da CPI do MST na Bahia para a Procuradoria Jurídica da Casa para que ela se manifeste sobre a instalação do colegiado. O deputado governista assinou o requerimento. 

"Não sou advogado, sou economista. É o caminho. Sou contra a forma de alguns que invadem a terra. Já deixei claro diversas vezes. Sou favorável a reforma agrária, desapropriação de terras improdutivas por um valor justo. Essa é a minha posição de anos", declarou. 

Ele ainda rebateu os argumentos do deputado Leandro de Jesus, que afirmou que "pressões de Brasília" estariam atrapalhando o andamento da CPI. Adolfo negou que tenha recebido orientação do governador Jerônimo Rodrigues (PT) para barrar a medida. "Nenhum quadro do Governo tocou nesse assunto de CPI. Falei com o governador há mais de 20 dias, antes da viagem da China", garantiu.   

0 comments:

CURTA!