terça-feira, 22 de julho de 2025

COM NOVO CORTE DE LULA, BOLSA FAMÍLIA VAI AO MENOR NÍVEL EM 3 ANOS

O Bolsa Família registrou, entre junho e julho, a maior diminuição mensal de beneficiários desde a sua criação, com 855 mil famílias excluídas do programa, de acordo com levantamento do Poder360. Esse movimento, intensificado pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na segunda metade de 2025, levou o número de famílias atendidas ao menor patamar em três anos.

Atualmente, 19,6 milhões de famílias recebem o benefício, o que representa 2,3 milhões a menos do que no início do mandato de Lula. O corte recente fez o programa atingir o menor número de cadastrados desde julho de 2022, período em que Jair Bolsonaro (PL) estava à frente do Executivo. 

Causas de exclusão do Bolsa Família - O Ministério do Desenvolvimento Social atribuiu a exclusão principalmente ao aumento da renda dos beneficiários. No entanto, a redução expressiva sugere um esforço para bloquear cadastros irregulares e adiar novas concessões, além de refletir ações de fiscalização aprimoradas.

Em julho, cerca de um milhão de domicílios deixaram de receber o Bolsa Família por elevação de renda. Entre eles, 536 mil cumpriram o prazo de 24 meses estipulado pela Regra de Proteção, que limita o benefício a 50% do valor para famílias com renda per capita entre R$ 218 e meio salário mínimo.

0 comments:

CURTA!