Com sorrisos, Trump e Putin se cumprimentaram e posaram para fotos diante da imprensa antes de seguirem para a base militar Elmendorf-Richardson, em Anchorage, local da cúpula. Trump aplaudiu Putin enquanto ele descia do avião presidencial russo e recebeu sinais de aprovação em retorno. Já na base, posaram novamente para fotos ao lado de assessores e secretários, mas não fizeram declarações públicas. Essa foi a primeira cúpula entre os dois países desde o início da guerra na Ucrânia, em fevereiro de 2022, e também o primeiro encontro a sós entre os dois líderes desde 2018.
Antes da reunião, a imprensa norte-americana apontava que um Trump mais assertivo e experiente poderia enfrentar de igual para igual Putin, ex-chefe da KGB e líder russo por um total de 25 anos. Apesar das críticas e ameaças trocadas nos últimos meses, ambos demonstraram na véspera otimismo quanto ao encontro.
Putin elogiou os “esforços sinceros” de Washington para buscar uma solução para o conflito na Ucrânia e afirmou acreditar que a reunião com Trump poderia abrir caminho para a “paz mundial”. No entanto, ponderou que isso dependeria de um acordo para limitar o uso de armas estratégicas, incluindo as nucleares, sinalizando uma possível negociação em troca de um cessar-fogo.
*JP

0 comments: