sábado, 17 de junho de 2023

A EVOLUÇÃO TÁTICA DE GUARDIOLA (PARTE 1)

No século XXI, não há um técnico tão influente na ciência dos esquemas táticos como Josep Guardiola. Desde a estreia no time principal do Barcelona na temporada 2008-2009, o treinador catalão vem ganhando taças em escala industrial. O estilo de Guardiola se transformou em sinônimo de futebol vistoso e competitivo; até os mais leigos na literatura do esporte mais popular do planeta, intuem que seu molde de jogo flerta com o “Futebol Arte”. O padrão Guardiola teve como consequência o estabelecimento de propostas táticas (antídotos) para anulá-lo; eis alguns exemplos: a Inter de Milão (2010) de Mourinho na semifinal da Champions League apresentou um sistema defensivo insano, celebrizado com o apoio de Eto’o na lateral; o Liverpool de Klopp com o gegenpressing (perde-pressiona), tirou o time de Pep da zona de conforto, obtendo vitórias contundentes na Liga dos Campeões e na Premier League.

É evidente que Guardiola não fizera uma grande revolução tática, porém aprimorou padrões, haja vista o modelo implantado por Johan Cruyff no Barcelona. Numa entrevista, Pep revelou que não sabia nada de futebol até ser treinado pelo gênio holandês. De forma explícita, Guardiola é discípulo de Cruyff, este por sua vez, seguiu os passos de Rinus Michels, o qual foi eleito pela FIFA e pela renomada revista France Football como o maior técnico de todos os tempos. Na década de 70, Michels revolucionara o paradigma futebolístico com o conceito de “Futebol Total”, consumado pela Holanda na Copa do Mundo (1974), seleção nostálgica liderada por Cruyff, Rensenbrink e Neeskens. Este modelo consistia numa veemente posse de bola e, na marcação, os atletas não tinham um posicionamento fixo, efetuando uma blitzkrieg para recuperar imediatamente a pelota. A intencionalidade do técnico holandês era ter o controle total do jogo. No Mundial de 74 na Alemanha, os adversários ficaram perplexos perante um estilo de jogo tão caótico e avassalador. “Infelizmente”, a Holanda perdeu a final para os donos da casa por 2 x 1, em contrapartida, tal revés não apagou a maior revolução tática na história do futebol.

Após comandar o Barcelona B, Guardiola assumiu a equipe de cima; na primeira temporada, conquistou todos os títulos possíveis. Aquele Barcelona 2008-2009, expôs certos conceitos da Laranja Mecânica de Michels, como a posse de bola exacerbada e a troca de passes curtos. Contudo, havia uma diferença na marcação: o Barça defendia com um posicionamento fixo, cujo cada jogador ocupava o seu espaço. A engrenagem catalã “afinada” no 4 – 3 – 3, funcionava como uma orquestra, composta por craques do naipe de Messi, Xavi, Iniesta e Busquets. O tiki-taka, evolução tática do Carrossel Holandês, continuou a imperar no Barça, culminando no triunfo de mais uma Champions League em 2011. Subsequente a quatro anos frenéticos de trabalho, Guardiola se despediu do Barcelona com o status de maior técnico da história do clube blaugrana.

(Tosta Neto, 17/06/2023)

 

0 comments:

CURTA!